A essência da
Liturgia das Horas é a santificação das horas do dia do cristão, através das
várias horas canônicas.
Após a reforma promovida pelo Concílio Vaticano II existem cinco ou sete horas canônicas. São ela: Ofício das leituras, para ser recitado de madrugada, contudo, reconhecendo as necessidades de adaptação do homem moderno, a igreja diz que pode ser recitado ao longo do dia, desde que se mantenha o caráter da vigília,
O Concílio Vaticano II incentivou a que, cada vez mais, se recite a Liturgia das Horas com a comunidade dos fiéis, para que esse tesouro da Igreja não fique reservado somente aos padres, mas que seja distribuído também aos fieis, para que possam santificar o dia por meio da oração.
Sendo assim, com essa extensão difundida pelo Vaticano II que proporciona a todos viverem essa essência de espiritualidade, fica o convite aos paroquianos para participarem dos encontros de Oração das Horas que acontecem todas as quartas-feiras, às 18h30, na Igreja Catedral.
Neste sentido, aconteceu no domingo próximo passado ( 09/07) , no Centro Pastoral Diocesano Nossa Senhora de Lourdes o curso preparatório ministrado por Dom Hernaldo Farias, Pastor da Diocese de Bonfim e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o objetivo de difundir e incentivar a prática da Liturgia das Horas em nossa Diocese. Quanta riqueza e valiosa contribuição! A nossa eterna gratidão a Dom Hernaldo!
O citado curso contou com a participação de 28 (vinte e oito) fieis inscritos que ajudarão no processo implantação da Liturgia das Horas.
Deus é Rei! Exulte a terra de alegria!