domingo, 9 de abril de 2023

CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL: UMA NOITE DE LUZ


      A Vigília Pascal é a maior e mais solene liturgia da Igreja, porque nela nós celebramos de forma específica, a ressurreição de nosso senhor Jesus Cristo.

       A Vigília Pascal foi constituída de sete leituras do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento e compreende quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia.

       Na Paróquia do Senhor do Bonfim, às 19h, em frente a Igreja Catedral foi iniciada   a Celebração da Luz onde ocorreu a Benção do Fogo e, logo após a incisão do Círio Pascal por Dom Hernaldo Farias que, com grãos,  fez uma cruz dizendo: Por suas santas chagas, suas chagas gloriosas, o Cristo Senhor nos proteja e, nos guarde. Amém. Em seguida ascendeu o Círio Pascal. 



    Sando em procissão, já no interior da Igreja Catedral foi declarado a Proclamação da Páscoa e o Círio Pascal foi colocado na candelabro junto ao ambão. E a partir daí tivemos o início da Liturgia da Palavra: 1ª leitura (Gn 1,1-22), 2ª leitura (Gn 22. 1-18), 3ª leitura (Ex 1415-15,1), 4ª leitura (54, 4-14), 5ª leitura (Is 55, 1-11), 6ª leitura (Br 1, 9-15,32-44), 7ª leitura  (Ez 36,16-17,18-28), todas do Antigo Testamento. e por fim, tivemos a Epístola (Rm 5, 3-11) e a Proclamação do santo Evangelho (Mt 28, 1-10). Cada leitura acompanhada de um salmo.

       No Evangelho, Maria Madalena e outra Maria são as primeiras contempladas com a aparição do Ressuscitado e cheias de alegria são, também, as primeiras testemunhas da Ressurreição. Nesta Igreja Santa, fomos imbuídos de grande alegria com alegria da renovação de nosso Batismo retomando o mandato do anjo e de Jesus: "Não tenhais medo". diante desse contexto, sem medo, anunciemos aos irmãos e irmãs que Jesus ressuscitou. 

         Na sequência tivemos a Liturgia Batismal e a Benção da Água Batismal.



  E, por último,  com as velas acesas,  ocorreu a Renovação das promessas do Batismo.