domingo, 29 de janeiro de 2023
quinta-feira, 19 de janeiro de 2023
quarta-feira, 18 de janeiro de 2023
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR DO BONFIM: TÃO GRANDE ÉS TU!
"Corações ardentes, pés no caminho"
E, neste dia 17 de janeiro, acordamos ao som do repique dos sinos e ao som de fogos anunciando o grande dia. O dia em que paramos para refletir sobre a somatória das sementes plantadas nos nove dias de Novena onde tivemos nossos ouvidos abertos para a palavra, para os cantos, hinos e reflexões. Agora é chegada a hora de colocarmos em práticas tudo que aprendemos, chegou a horas de sentirmos nossos corações ardentes e colocarmos nossos pés a caminho. Peçamos ao Senhor do Bonfim, a graça de podermos fortalecer nossa caminhada dando testemunho do seu amor por nós e por todos cristãos batizados.
E neste dia de solenidade tivemos uma programação de muitas emoções e alegrias. onde às 8h, após a Santa Missa presidida pelo Pe. Airton Siqueira, com inovação da programação de anos anteriores, tivemos a Missa dedicada as crianças e após a procissão em torno da Igreja Catedral.
Às 10h30, tivemos a Solene Eucaristia presidida pelo Pastor Diocesano-Dom Hernaldo Farias com a participação do clero Diocesano.
terça-feira, 17 de janeiro de 2023
CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E NOVENA EM HONRA AO SENHOR DO BONFIM - 9ª NOITE
Na última noite do Novenário do Excelsior Glorioso Senhor do Bonfim, a Paróquia do Senhor do Bonfim acolheu o visitante Pe. Laerth Ferreira, da Paróquia de Monte Santo. Participaram também, Pe. Airton Siqueira e Pe. José Amaro.
Trecho da homilia: "A graça de Deus nos aqui hoje, para celebrarmos a última noite do Novenário em honra ao Nosso Excelsior Padroeiro Senhor do Bonfim. E norteados pela palavra de Deus, vemos que como sempre, Jesus se encontra em dificuldades com os fariseus que questiona suas práticas e de seus discípulos questionando porque eles não estavam praticando o jejum prescrito pela lei. A esta interrogação dos fariseus, Jesus lhes dá uma resposta um tanto enigmática; Os convidados de um casamento não podem jejuar enquanto o noivo está com eles. E acrescenta , enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. Como fariseu se eu tivesse lá naquele lugar, ouvindo essa resposta de Jesus, talvez teria pensado: Esse homem deve estar louco. O que tem a ver noivo com o jejum que conforme prescrito eles deveriam está praticando conforme prescrito pela lei. Será que a insensatez dos fariseus é o que os impediam de compreender o sentido profundo das palavras de Jesus. O que acontece, na verdade, é que os fariseus estavam obcecados pelo não cumprimento da lei que eles não foram capazes de enxergar a novidade trazida pela presença de Cristo. Jesus, é Ele o esposo. E, enquanto Ele está presente não faz sentido o jejum. Ao contrário, precisamos nos alegrar, precisamos celebrar e é por isso que estamos aqui nesta noite. Para render graças a Deus pela presença do esposo, pela presença de Nosso Senhor do Bonfim em nosso meio. Ele traz para nós a novidade,. Mas de certo modo, nós podemos até compreender a atitude desses fariseus, porque também nós, somos inflexíveis e muitas vezes intolerantes às mudanças. Nós não gostamos muito de novidades, gostamos mesmo é de permanecer nas mesmices. E, muitas vezes vamos internacionalizando isso e não permitimos com o que de fato a novidade de Cristo se instaure em nossa vida.
Nós precisamos abrir nosso coração e permitir que o Senhor faça coisas novas, assim como Cristo teve seu coração aberto, dilacerado pela laça para dele jorrar água e sangue para nos salvar. Do mesmo mesmo modo, nós devemos abrir nossos corações para que cristo entre em nossa vida e faça nova todas as coisas.
Mas, Cristo trouxe para nós com sua presença, a salvação. Com Ele chegou o tempo novo, tempo de reconciliação, tempo de restauração, tempo de salvação. Em Jesus, deus fez novas todas as coisas, por isso, nós não podemos fecharmo-nos à graça de Deus, mas pelo contrário, nós precisamos nos abrir para esse tempo novo de Deus.
... Que a Beatíssima Virgem Maria interceda por nós, para que nós sejamos fieis discípulos de seu Filho e, assim, amando de todo nosso coração, possamos irradiar todo mundo a alegria de sermos cristãos vocacionados a santidade.
Pe. Airton / Pe. Laerth /Pe. José Amaro Pe. LaerthColaboradores da Noite do Novenário
padrinhos e colaboradores da Noite do Novenário
segunda-feira, 16 de janeiro de 2023
CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E NOVENA EM HONRA AO SENHOR DO BONFIM - 8ª NOITE
"Corações ardes, pés a caminho"
Na penúltima noite do novenário, já sentindo a saudade da palavra de Deus professadas diariamente através dos nossos sacerdotes diocesanos, hoje, apresentamos um breve relato da fala da homilia do Frei Ricardo Gomes, Missionário Franciscano, da Paróquia de Campo Formoso que presidiu a Missa e a noite do novenário.
"É como muita alegria meus amados irmãos e irmãs que estamos reunidos no Jesus Jesus, no Bom Jesus, no Senhor do Bonfim, para celebrarmos essa eucaristia, nossa Páscoa semanal e celebrar nosso ápice de nossa fé. É com alegria festejando a festa do Senhor Bonfim, o filho de Deus, o Cordeiro de Deus, aquele que tirou o pecado do mundo.
Queremos pedir Novena que o Senhor Jesus nos ajude a sermos fiéis ao seu Evangelho. Esse Evangelho, como diz o Papa Francisco, é o Evangelho de nossa esperança, Evangelho que nos faz irmão, , nossa salvação. Então, que Nosso Excelsior Senhor do Bonfim nos ajude a sermos fiéis, a nos comprometermos com Ele no anúncio do Santo Evangelho.
O objetivo desse 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil tem como finalidade de despertar a cada um de nós somos cristãos batizados e que cada um de nós fazemos parte da comunidade dos vocacionados e vocacionadas.
A vocação é uma graça, é um dom de Deus que parte de nossa liberdade humana. De ouvir seu chamado e nos comprometermos com a causa do Reino.
O Lema da Festa foi tirado do Evangelho de Lucas que fala sobre os discípulos de Emaús: Coração ardentes, pés a caminho. Assim como os discípulos iam caminhando com Jesus e Jesus ia explicando a Sagrada escritura, no qual fala sobre o Messias, aquele que deveria sofrer, dar sua vida e depois ressuscitar. E assim, como ardia o coração dos discípulos de Emaús, nós também, somos chamados a abrir o nosso coração para assumir a palavra do Senhor e assim deixar na disposição do Senhor e a caminho do Senhor para que nestes dias de hoje portadores do Santo Evangelho.
Todos nós, somos chamados a nos comprometer com a missão que o próprio Senhor nos conferiu que pelo batismo, nos tornamos discípulos missionários de Jesus.
...Que o Bom Jesus, nosso Excelsior Senhor do Bonfim nos fortaleça e nos dê coragem e nos santifique a cada dia.
PARTE EXTERNA
Equipe da pascom em louvor ao Senhor do Bonfim
ESPAÇO CULTURAL
domingo, 15 de janeiro de 2023
CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E NOVENA EM HONRA AO SENHOR DO BONFIM - 7ª NOITE
" Corações ardentes, pés a caminho"
sábado, 14 de janeiro de 2023
CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E NOVENA EM HONRA AO SENHOR DO BONFIM - 6ª NOITE
"Corações ardentes, pés a caminho"
Nesta 6ªa noite do Novenário do Glorioso Senhor do Bonfim, a Paróquia teve como convidado Pe. Wheider Gerlan, filho da cidade de Senhor do Bonfim.
Revendo parte de sua homilia. "Mais uma vez mais, nos reunimos nesta Igreja Catedral, coração de nossa Diocese e de nossa Paróquia para render louvores ao nosso Excelsior Padroeiro, o glorioso Senhor do Bonfim.
Continuamos com atônita toda especial àquela alegria celebrada no último domingo na solenidade de Epifania do Senhor. Ainda estamos vivendo essa alegria. O Senhor se manifesta em nós, se apresenta com todo seu esplendor, com toda sua força. No último domingo, depois da proclamação do Evangelho nós ouvíamos o anúncio das solenidades, das festa e das comemorações mais importantes do ano para que a gente fosse entendendo a mensagem que, embora tenhamos um dia para celebrar a Epifania do Senhor, a manifestação do Senhor , a Epifania na verdade, é todo ano litúrgico. E porque não dizer que o Senhor se manifesta todo tempo enquanto peregrinamos no tempo e na história.
Mas essa semana que faz a transição entre o Tempo do Natal e o tempo e primeira parte do tempo Comum traz o sabor todo especial de Epifania. Traz consigo toda uma atmosfera especial da Epifania. É o que gente pode comprovar quando de maneira muito atenta da palavra dessa liturgia dessa semana. vemos o Senhor continuando sua Epifania. vemos o Senhor continuando a sua manifestação. ora anunciando a palavra de Deus que é Ele mesmo, ora fazendo curas, como a cura da sogra de Pedro, a cura dos leprosos. esses são sinais e dão autenticidade de que é mesmo, de fato, o Messias esperado por Israel.
Todavia, parece-nos que a mensagem que a liturgia da palavra proclamada desde a última terça-feira quer deixar em nossas mentes, sobretudo, em nossos corações, que o Senhor se manifesta, que o Senhor faz a sua Epifania na palavra.
E, para nós, cristãos católicos, é a palavra escrita, é o texto, é o texto sagrado, é o texto bíblico. Mas, não é só. A palavra de Deus para nós cristãos católicos tem um conceito mais amplo, é a escritura sim. Mas, também essa palavra que chega até nós através de nossos dias, através da tradição, da igreja, através dos sinos da Igreja, através do magistério e também de formas diversas, de formas variadas através dos símbolos, das leitura, das interpretação que nos fazemos através dos ritos. Essa palavra que chega até nós pela iconografia da Igreja.
Contemplando ao Senhor do Bonfim que reina no madeiro, peçamos a Ele a graça de nos darmos conta de sua Epifania que continua por toda nossa vida. Essa foi sua conclusão final.
ESPAÇO CULTURAL
sexta-feira, 13 de janeiro de 2023
CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E NOVENA EM HONRA AO SENOR DO BONFIM - 5ª NOITE
Nesta quinta-feira (12/01), a Paróquia do Senhor do Bonfim recebe a visita do Pe. Francisco Pereira, da Paróquia de Queimadas. Após as considerações, iniciou sua homilia enfatizando que, hoje, 5ª vez dentro da preparação para a festividade do Senhor do Bonfim, a palavra de Deus por meio da Liturgia nos fala da cura. A cura, sobretudo no Evangelho, de um leproso. Israel foi derrotada e arca de Deus foi capturada. Então diante da grandeza do amor de Deus e de graças de Deus reconhecemo-nos leprosos.
Quantas metas carregamos na caminhada cristã, na nossa vida que, precisamos de fato, tomarmos atitudes como leproso no Evangelho de hoje. Se colocar aos pés de Jesus, e não só se colocar aos pés de jesus mas, reconhecer. E para que o milagre, a cura aconteça na vida de cada um de nós, a primeira coisa que precisamos é o querer.
No Evangelho de hoje, o leproso diz "eu quero ser curado". Então nos coloquemos aos pés do Bom Jesus besta noite de hoje e peçamos também, ao Senhor, a graça da cura e, também de tantas metas que muitas vezes nós cultivamos para nossa vida, na nossa comunidades.
Dentro desta preparação para a Festa do Bom Jesus, temos uma temática além desta Santa Liturgia, E esta temática que vamos refletir. Recordamos que nossa Diocese deu abertura, junto com as demais dioceses do Brasil, ao 3º Ano Vocacional em 20/11/2022 e vai até 26/11/2023. E a Igreja nos convida a refletir sobre estema Tema: Vocação, graça e missão e o lema: "Corações ardentes e pés no caminho" que nos lembra a caminhada dos discípulos de Emaús.
Enquanto a graça de cristo faz o coração do discípulo arder, a missão faz os pés estarem a caminho. É preciso termos presente isso., de de fato nós queremos seguir os passos de Jesus. A graça é incessante, Não para de acontecer a todo instante. O leproso disse hoje no Evangelho "eu quero". Ele, você, nós precisamos querer essa graça. E o caminho...o caminho que se faz caminhando até chegar aos céu.
Entre o coração que arde e escuta a palavra do ressuscitado e os pés se colocam o caminho para anunciar o encontro com Cristo é preciso parar um pouco. Comentou sobre a caminhada dos discípulos com Jesus em Emaús (24:13-35). Prosseguindo, argumentou que hoje, diante da labuta do dia a dia, de ontem e talvez de todo esse dia cansativo, paramos aqui. Tivemos uma parada. É preciso parar um pouco. É preciso sentar-se. E aqui estamos nós sentados. Sentar em torno da mesa sagrada, da mesa do pão, da mesa da eucaristia. Estamos também aqui a partilhar, para viver a comunhão, um gesto fundamental que se faz os nossos olhos a se abrirem. Quando a gente começa a participar da santa missa do início ao fim nossos olhos se abrem.
Todos nós, povo de Deus, cristãos, leigos e leigas, ministros ordenados (as) e consagro(as) somos convidados a assumir a vocação. A vocação de povo de deus. Somos batizados. Nós somos igreja do Senhor. Nós somos um povo de Deus que se coloca a caminho. Se coloca rumo a salvação.
Nós somos continuadores da missão de Cristo e somos chamados à saída. Precisamos sair de si para o serviço do Reino de Deus. Cada um conforme a sua condição, conforme seu dom, conforme o ministério. Todos nós somos convidados a viver na santidade como reposta de Deus faz. Tome posse da graça de deus. Assuma o seu batismo. Seja povo de Deus.
Na parte conclusiva de sua homília, enfatizou que o cristão não pode esquecer duas coisas: o amor e o serviço. Devemos levar a boa nova de Cristo a todos os lugares.
Parte Interna
quinta-feira, 12 de janeiro de 2023
16º ANIVERSÁRIO DO FALECIMENTO DE DOM JAIRO RUI MATOS DA SILVA
Como parte da Programação da Festa de nosso padroeiro Senhor do Bonfim, ocorreu , nesta quinta-feira (12/01), às 7h, na Catedral Diocesana, missa em homenagem ao saudoso Bispo de Bonfim, Dom Jairo Rui Matos da Silva. Ele faleceu há 16 anos, exatamente no dia 12 de janeiro de 2007, por volta das 4h, na Casa de Retiro São Francisco, em Salvador.
Presidiu a Santa Missa, Padre José Amaro, vigário da paroquia do Senhor do Bonfim. “Dom Jairo Tinha como lema: Ressurreição e Vida. Fazer a memória de Dom Jairo é fazer a memória de um amor incansável, de amor sempre presente do lado dos mais pobres, sempre procurou visitar as comunidades, sempre do lado de quem foi excluído e excluída
No final na celebração, Padre Amaro convidou a todos para se aproximarem do local ontem foi enterrado Dom Jairo e fez um momento de oração e aspergiu no local onde foi sepultado Dom Jairo Rui Matos da Silva.
CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E NOVENA EM HONRA E GLÓRIA AO SENHOR DO BONFIM - 4ª NOITE
A noite da Novena ficou marcada pela presença do Pe. Marek Pawelek, da Paróquia do Pilar e Concelebrante: Pe. Airton Siqueira, Administrador Paroquial
Em sua homilia enfatizou o tema da Novena “Coração ardentes e pés no Caminho”, tirado do Evangelho de Lucas (24,32-33). Fez leitura e questionou o que aconteceu depois da ressurreição de Jesus. Os apóstolos desanimados, mesmo sabendo que Jesus ressuscitou. Como eles falaram, algumas mulheres avisaram que Jesus estava vivo. Eles estavam desanimados porque eles imaginavam o Messias totalmente diferente. Os corações estavam apagados. Eles não acreditavam mais naquilo que eles esperavam do Messias. Porque eles esperam que aquele Messias fosse um revolucionário que iria libertar Israel. Um revolucionário que iria expulsar os romanos. Fosse fazer uma revolução e mudar o governo do país. Jesus se aproximou deles mas, estavam com os olhos fechados, cegos. Eles não reconheceram Jesus e não foi porque Jesus não deixou que eles o reconhecessem, mas porque os olhos ou cabeças deles foram preenchidos com muitas ideias que esperavam do Messias, que Deus Messias iria fazer para eles, que não tinha mais espaço para Jesus.
Olharam para Jesus no jeito totalmente errado. Jesus explica, fala para eles de tudo que o Messias devia sofrer. Devia passar pela cruz, que constava nas escrituras. Mas, quando alguém não quer ouvir não escuta. E, eles mesmo ouvindo Jesus, permaneceram conversando e voltando para casa fugindo daquilo que o próprio Jesus os chamaram.
Um dos erros de nossas vidas. Quantas vezes olhamos Deus na nossa vida como estes discípulos de Emaús. Quantas vezes queremos fazer negócios com Deus. Querendo que ele tome nossa cruz e nos seguir. “Estou na frente com a lista e apresento minha lista para Deus”. Rezo, considero minha oração, jejum, como forma de pagamento e, Senhor, me entrega a mercadoria que eu comprei. Com Deus isso não funciona. Lembrou o fariseu e o cobrador de impostos. Jesus coloca os dois na nossa frente. Fariseu de pé que se considera quase que igual a Deus; fala que Deus o que está fazendo: pago dízimo, faço minhas orações, jejum e outras coisas. Agradeceu a Deus por não ser como aquele ladrão de impostos.
Nos momentos finais, desejou que todos nós tenhamos nossos corações ardentes. Que ninguém fique com seu coração apagado. Isso é possível através da Eucaristia.
Colaboradores da 4ª noite da Novena Parte externa da Igreja Catedral
ESPAÇO CULTURAL