quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

DOM HERNALDO FARIAS ATRAVÉS DA SUA CHANCELARIA DIVULGA TRANSFERÊNCIAS DE PRESBÍTEROS











É NATAL: NASCIMENTO DO MENINO JESUS

                                                   

Nascimento de Jesus

Jesus Cristo ou Jesus de Nazaré nasceu em Belém cidade da Judeia, provavelmente no ano 6 a.C. A diferença entre o nascimento "real" de Jesus e o “ano zero” do calendário cristão se deve a um erro de datação, quando a Igreja através do monge Dionísio Exíguo, encarregado pelo papa, resolveu reformular o calendário, no século VI.

Filho de José, um carpinteiro, e de Maria, que segundo o dogma cristão, foi concebida pelo Espirito Santo, nasceu no final do reinado de Herodes Antipas, que acabou em 4 a.C. quando Roma dominava a Palestina.

A data do nascimento de Jesus é uma incógnita, 25 de dezembro era a data em que os romanos celebravam sua festa de solstício de inverno, a noite mais longa do ano. Quase todos os povos comemoravam esse acontecimento, desde o início da civilização.

O dia em que Jesus nasceu não consta na Bíblia, foi uma escolha da igreja, VI séculos depois, para coincidir com as festas de fim de ano, a semana entre o Natal e o Ano Novo.

As principais fontes de informação sobre a vida de Jesus são os quatro Evangelhos Canônicos, pertencentes ao Novo Testamento e escritos originalmente em grego, em diferentes épocas, pelos seguidores dos discípulos Mateus, Marcos, João e Lucas.

Segundo o Evangelho de Lucas, Jesus nasceu em Belém porque na época, o imperador Augusto obrigou seus súditos a se registrarem no primeiro censo do império, dessa forma todos deveriam retornar à cidade de origem para se alistar. Como a família de José era de Belém, ele voltou para sua cidade, levando Maria já grávida.

No relato de Mateus, José soube em sonho que Maria daria a luz a um menino concebido pelo Espírito Santo. Quando Jesus nasceu, os reis magos (integrantes de uma casta de sábios da Pérsia) seguiram uma estrela que os conduziu à Belém.


                                                                      FELIZ NATAL!

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

COMUNICADOS DA PARÓQUIA

 




OUTROS COMUNICADOS:



1. Comunicamos que retornamos com as celebrações semanais. O horário é às 19h (informações na secretaria da Catedral);

2. No próximo sábado (26/12), teremos Celebra Eucarística às 19h.  ( Inscrições na Secretaria da Catedral);

2. Comunicamos aos responsáveis pelos grupos de cantos que, na próxima segunda-feira ( 28/12) haverá reunião na Catedral, após a Santa Missa, para tratar da organização da Festa do Nosso Excelsior Padroeiro Senhor do Bonfim.






sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

REFLETINDO O TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO: ESPEREMOS O SENHOR!


 “Preparai no deserto o caminho do Senhor, abri na estepe uma estrada para o nosso Deus. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas. ” (Is 40,1-5.9-11).

 

Irmãos e irmãs em Cristo, no terceiro domingo (13/12) do Advento é chamado “Gaudete”, ou da alegria, devido à primeira palavra do prefácio da Missa: Gaudete, ou seja, alegra-se.

Nesta data são permitidos paramentos rosas, como sinal de alegria, e a Igreja convida os fiéis a se alegrar porque o Senhor está perto.

Domingo “Gaudete” e “Laetare”

Há dois domingos do ano que se permite usar a cor rosa nos paramentos e estes são o quarto domingo da Quaresma (Laetare) e o terceiro domingo do Advento (Gaudete), porque em meio à “espera”, recordar-se que está próxima a alegria da Páscoa ou do Natal, respectivamente.

O Evangelho, deste 3º Domingo, apresenta-nos João Baptista, a "voz" que prepara os homens para acolher Jesus, a "luz" do mundo. O objetivo de João não é centrar sobre si próprio o foco da atenção pública; ele está apenas interessado em levar os seus interlocutores a acolher e a "conhecer" Jesus, "aquele" que o Pai enviou com uma proposta de vida definitiva e de liberdade plena para os homens.

 

EVANGELHO (Jo 1,6-8.19-28)  (Terceiro domingo do advento)

¨Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” - conforme disse o profeta Isaías. Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando”. 

.

Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor

COMUNIDADE OLARIA CELEBRA FESTA DE SUA PADROEIRA: SANTA LUZIA

 










quarta-feira, 14 de outubro de 2020

OUTUBRO: MÊS MISSIONÁRIO, MÊS DO ROSÁRIO

 

 OUTUBR: MÊS MISSIONÁRIO, MÊS DO ROSÁRIO, MÊS DE NOSSA SENHORA APARECIDA


                                        

 

             Neste mês, com o Lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) somos convocados a nos dedicar as missões, a fazermos uma reflexão sobre o nosso caminhar seguindo as pegas de Jesus.  Não podemos esquecer àquela que sempre esteve ao nosso lado. Aquela conselheira, protetora e intercessora. Quantos títulos recebidos! A Ladainha já nos descreve alguns destes títulos.

         A nossa Paróquia do Senhor do Bonfim, através de suas ações mesmo neste tempo de pandemia, a grande gratidão e a importância do papel de Maria, Santa Mãe de Deus, destacando ela como a primeira e eterna missionária.  A primeira comunicadora da palavra de Deus quando disse seu “Sim” a Deus. “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

      


        Exemplo destes momentos de louvor e gratidão temos as festas das comunidades Nossa Senhora Aparecida que teve o encerramento do Tríduo no dia 11 e cortejo com a imagem percorrendo as ruas do bairro, com transmissões pelo facebook  e Youtub através da pascom  e a festa de Mãe Rainha, na comunidade do DERBA que terá inicio neste dia 15/10.

                      


quinta-feira, 9 de julho de 2020

domingo, 31 de maio de 2020

SOLENIDADE DE PENTECOSTES





Glória a Deus nas alturas!
       Celebramos hoje com alegria a Solenidade de Pentecostes. O Espírito do Senhor desceu sobre nós e nos congregou na mesma fé e numa só família. O universo todo se renova com a presença do Espírito criador e unificador, o qual nos leva a respeitar e valorizar toda a obra de Deus.
         Neste tempo de pandemia, na Igreja Catedral, tivemos a celebração da Solenidade de Pentecostes presidida por Dom Hernaldo Farias e concelebrada pelos padres Jarbas Gonçalves e Amaro, transmitida pelo youtobe e pascom.
         Neste dia, a Igreja encerra a páscoa, é o momento em que se apaga Sírio Pascal e o Espírito Santos assume o seu lugar com sendo a luz do mundo que guia a Igreja para dar o testemunho de Jesus Cristo.
       Cristo glorificado à direita do Pai continua a cumprir sua promessa, derramando sobre a  Igreja o Espírito vivificador, que nos ensina, nos recorda e e nos faz falar.  O Espírito Santo ensina-nos: é o Mestre interior. Ele orienta-nos pela senda reta, através das situações da vida. Indica-nos o caminho. Nos primórdios da Igreja, o cristianismo era conhecido como “o caminho” (cf. At. 9,2), e próprio Jesus é o Caminho. O Espírito Santo ensina-nos a segui-lo , a caminhar nas suas pegadas.
      O Espírito Santo recorda-nos tudo aquilo que Jesus disse. É a memória viva da Igreja. E, enquanto nos faz recordar, leva-nos também a compreender as palavras do Senhor.
     Ele leva-nos a falar com Deus na oração. A oração é uma dádiva que nós recebemos gratuitamente; é o diálogo com Ele no Espírito Santo, que ora nós e nos permite dirigir-nos a Deus chamando-lhe de Pai, Aba (cf. Rm 8,15, Gl 4,4); e não se trata apenas de” um modo de dizer”, mas da realidade: nós smos realmente filhos de Deus. “Todos aqueles que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8,14).
    Ainda neste dia, finalizamos o mês Mariano. A Virgem Maria, que na Anunciação do Anjo recebeu o Verbo de Deus no coração e no corpo e trouxe ao mundo a Vida, é reconhecida e honrada como verdadeira Mãe de Deus e do Redentor. Em vista dos méritos de seu Filho, foi redimida de um modo mais sublime e unida a ele por um vínculo estreito e indissolúvel, é dotada com a missão sublime e a dignidade de ser a Mãe do Filho de Deus, e por isso filha predileta do Pai e sacrário do Espírito Santo. Por esse dom de graça exímia supera de muito todas as outras criaturas celestes e terrestres. Mas, ao mesmo tempo, está unida, na estirpe de Adão, com todos os homens a serem salvos. Mais ainda: é verdadeiramente a mãe dos membros (de Cristo), porque cooperou pela caridade para que, na Igreja, nascessem os fiéis que são membros desta Cabeça. Por causa disso, é saudada também como membro supereminente e de todo singular da Igreja, como seu tipo e modelo excelente na fé e caridade. E a Igreja Católica, instruída pelo Espírito Santo, honra-a com afeto de piedade filial como mãe amantíssima” (LG 53).



·      

          Fontes: Obras Sociais Redentoristas e Liturgia Diária

sexta-feira, 3 de abril de 2020

PARÓQUIA E PASTORAL DO DÍZIMO DISPONIBILIZA CONTA BANCÁRIA PARA DEVOLUÇÃO DO DÍZIMO

diz



O Dízimo é contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio da qual cada comunidade assume corresponsavelmente sua sustentação e a da Igreja.
  • É um compromisso de fé, pois está relacionado com a experiência de Deus.
  • Exprime a pertença efetiva à Igreja vivida em uma comunidade concreta. Manifesta a amizade que circula entre os membros da comunidade.
  • Diferencia-se do cumprimento de uma lei, por provir de uma decisão pessoal. É compromisso moral.
O dízimo abrange 4 dimensões: a religiosa (espiritualidade do dízimo), eclesial (manutenção e funcionamento do templo), missionária (partilha de recursos entre paróquias e Dioceses, manifestando a comunhão) e dimensão caritativa (dimensão constitutiva da missão da Igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência).
As finalidades do Dízimo são: colaborar para a realização do culto divino e da evangelização; Prover o sustento do clero e de outros ministros; Participar da manutenção das obras de caridade e da concretização da missão da Igreja.
Diante do exposto e,  considerando ao momento que estamos passando em decorrência de isolamento social por causa da  pandemia do coronavírus 19, a coordenação da pastoral do Dízimo em consonância com a Paróquia do Senhor do Bonfim, vem disponibilizar os números de contas bancárias para facilitar a sua oferta generosa e valiosa. Que Deus abençoe a todos pelo fiel compromisso de devolução!

    BANCO DO BRASIL:

    Agência: 0228-3
   Conta corrente nº   34502-4


    BRADESCO:

    Agência: 3106-3
    Conta Corrente: 8219-8
  






sábado, 25 de janeiro de 2020

COMUNICADOS DA PARÓQUIA - 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM





Às 9h e 19h30: Celebração Eucarística na Catedral
Às 10h: Batizados 
Às 11h: Celebração Eucarística no Carmelo
Às 15h: Celebração Eucarística na Comunidade Barro de Cima
Às 16h: Celebração Eucarística na Comunidade Kolping
Às 17h30: Celebração Eucarística na Comunidade Olaria
Às 19h30: Celebração Eucarística na Comunidade Gamboa

CELEBRAÇÕES  DESTA SEMANA:

Dia 27 de janeiro, Segunda-feira .. Às 19h30 – Celebração Eucarística na Comunidade Cazumba

Dia 01 de fevereiro, Sábado ..........Às 16h – Celebração Eucarística na Comunidade Bonfim III
                                                        Às17h30–Celebração Eucarística na Comunidade Passagem Velha
                                                        Às 19h30 – Celebração Eucarística na Comunidade Pera


  •       A Paróquia e Diocese de Bonfim convida todos os fiéis para a Celebração Eucarística em que acontecerá a ordenação   presbiteral dos Diáconos Antoni Albecí  Vieira   e  Jhonny Silva Borges , pela imposição de mãos e oração consecratória  do Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Hernaldo Pinto Farias, Bispo da diocese de Bonfim. A Celebração ocorrerá no próximo domingo dia 2/2/2020, às 9h, na Catedral Diocesana.
  •   Valores arrecadados para a reforma da Catedral nesta semana: R$  495,00.  A lista de colaboradores encontra-se na secretaria e no Mural na entrada da catedral a   disposição de todos.

sábado, 18 de janeiro de 2020

COMUNICADOS DA PARÓQUIA - 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM




 NESTE DOMINGO:

Às 9h: Celebração Eucarística na Catedral
Às 10h: Batizados 
Às 11h: Celebração Eucarística no Carmelo
Às 16h: Celebração Eucarística na Comunidade Tijuaçu
Às 17h30Celebração Eucarística na Comunidade Estiva
Às 19h30: Celebração Eucarística na Catedral Diocesana

CELEBRAÇÕES  DESTA SEMANA:

Dia 22 de  janeiro, Quarta-feira .....Às 19h30 – Celebração Eucarística na Comunidade Limões

Dia 24 de janeiro, Sexta-feira ..... Às 18h – Celebração Eucarística na Comunidade Várzea do Mulato
                                                       Às 19h30 – Celebração Eucarística na Comunidade Tijuaçu

Dia 25 de janeiro, Sábado ............Às 17h – Celebração Eucarística na Comunidade Barro de Baixo
                                                      Às 17h – Celebração Eucarística  na Comunidade  Pernambuquinho
                                                     Às 19h30 – Celebração Eucarística na comunidade  Brisas do Monte

1. Pe. Jarbas Gonçalves, em nome da Paroquia do Senhor do Bonfim, agradece a  todos que colaboraram para que a nossa Comunidade fosse mais família, durante  o novenário  e festa do Senhor  do Bonfim. Que o nosso Senhor do Bonfim, acolha a oferta com seu trabalho, dedicação e generosidade de cada um  e interceda por quem precisar de auxílio, luz, inspiração e graça. Um agradecimento muito especial de todos nós, Padres desta cidade e diocese, que durante este período pudemos saborear o encantamento e a participação viva e ativa de todos e nos deixamos cativar por tão grandioso momento. Muito obrigado.

·    2.  Valores arrecadados para a reforma da Catedral nesta semana: R$ 1.205,00.  A lista de colaboradores encontra-se na secretaria e no Mural na entrada da catedral a disposição de todos.


RESULTADO DO SORTEIO SHOW DE PRÊMIOS 2020



PaPParóquia do Senhor do Bonfim
Diocese de Bonfim/BA

Show de Prêmios
PRÊMIO
Nº DO  BILHETE

1.      TV
3097
Marluce Araujo Souza Santos
2.     GELADEIRA
3746
Lar dos Idosos/Olaria
3.     FRIGOBAR
0822
Margarida Mª de Araujo
4.      NOTBOOK
1350
Zenaide A. Pereira
5.     FORNO ELÉTRICO
0694
Pe. Darlan
6.     FORNO ELÉTRICO
1222
Ivonilde Pereira dos Santos
7.     FORNO ELÉTRICO
2088
Vanda Cardoso de Jesus
8.     FORNO MICROONDAS
0675
Tania Leal
9.     FOGÃO
3783
Davi M. A. de Almeida
10.  BICICLETA
1248
Floriano Junior
11.  BICICLETA
0120
Airosa Dias de Oliveira
12.  TABLET
2385
Rosangela B. Batista Cruz
13.  MULTIPROCESSADOR
2985
Maria Dulce R. Almeida
14.  VENTILADOR
2085
Lauricleia M. S. Angelim
15.  VENTILADOR
3358
Selma Vieira da Silva
16.  VENTILADOR
0324
Marcos Antonio Ribeiro
17.  VENTILADOR DE PÉ
1721
Pastoral do Batismo
18.  LIQUIDIFICADOR
0912
Maria Eliete dos Santos
19.  LIQUIDIFICADOR
2581
Gracilene Bispo da Silva
20.  LIQUIDIFICADOR
3959
Isislandia Eugenia da S. Alves
21.  LIQUIDIFICADOR
1399
Dete Freire
22.  SANDUICHEIRA
3075
Adão Elias Ferreira
23.  SANDUICHEIRA
2763
Jose dos Santos
24.  SANDUICHEIRA
1726
Pastoral do Batismo
25.  ESPREMEDOR DE FRUTAS
1885
Osmar Jambeiro
26.  ESPREMEDOR DE FRUTAS
4113
Jarbas Morais Torres
27.  PANELA DE PRESSÃO
0916
Luzia Maria da Silva
28.  PANELA DE PRESSÃO
3386
Jose Vieira da Silva
29.  PANELA DE PRESSÃO
3704
Samuel Araujo da Silva
30.  BATEDEIRA DE BOLO
0486
Fabiano Mendes
31.  BALANÇA DIGITAL  
1799
Maria Madalena Paiva Gomes
32.  FERRO
4168
Marcio Castro
33.  FERRO ELÉTRICO
1856
Marcos Araujo
34.  FERRO ELÉTRICO
3089
Maria Lucia dos Santos
35.  FERRO ELETRICO
0191
Ademar Passos
36.  RELÓGIO DE PULSO
2979
Valdelice Maria de Carvalho
37.  CELULAR
0707
Jhonson de Oliveira
38.  CÔMODA
0176
Nilcleia Cardoso Nascimento
39.  CAIXA MULTIUSO
4606
Margarete Castro
40.  FAQUEIRO TRAMONT. 24PC
1312
Angelita S. de Souza
41.  LIQUIDIFICADOR
0809
Guiomar Antunes Gomes