sexta-feira, 10 de maio de 2019

24/04/19 – SEGUNDO ENCONTRO DA ESCOLA DA FÉ


“A REVELAÇÃO DIVINA E A SAGRADA ESCRITURA”



Em continuidade  ao estudo da Escola da Fé, no dia 24/04/19 aconteceu o segundo encontro. O mesmo, ocorreu  na comunidade Nossa Senhora das Graças no bairro da Pêra e com uma linguagem bem dinâmica e objetiva o Seminarista Eduardo nos fez refletir sobre a Revelação Divina (Tradição) e a Sagrada Escritura (Bíblia). Essa Revelação é a que Deus fez desde o inicio do mundo e existirá para sempre, pois Deus quer que todos os seres humanos conheçam a existência de Cristo em qualquer época da história e que se salvem. Assim, na Tradição Apostólica (aquela que vem dos Apóstolos, ou seja, tudo que teve caráter de Revelação Divina)  Cristo ordenou aos apóstolos que o Evangelho fosse anunciado a toda criatura.

Sendo assim, o Evangelho passou a ser anunciado para todos através da Sagrada Escritura (escrita) e pela Tradição (oral) e os principais responsáveis sempre foram os apóstolos, porem para que esse anúncio continuasse na Igreja para sempre, os apóstolos transmitiram essa missão aos Bispos. Daí a importância em ter um Bispo em toda diocese, pois é a garantia que o Evangelho chegue até todos.
Além disso, quando os apóstolos escreveram a bíblia foi utilizada uma linguagem humana, mas a igreja é que foi confiada por Jesus para purificar a palavra. Dessa forma, é aconselhável ler a bíblia com a ajuda e interpretação da igreja. E também, para que eu conheça e entenda o que está na bíblia é preciso que eu conheça quem o escreveu, ou seja, o Espírito Santo. E é na igreja que o Espírito Santo age. A bíblia tem como autor o próprio Deus, mas foi escolhidos homens que inspirados por Deus escreveram.



Diante de todos esses esclarecimentos, foi possível entender que  a palavra de Deus está inserida na Tradição e na Bíblia, mas antes que existisse a Bíblia os ensinamentos eram feitos oralmente ( Tradição). Desse modo, a nossa fé não se funda somente sobre a Bíblia e nem sobre a Tradição, mas sim sobre as duas, pois uma complementa a outra. É perceptível também que tudo que está no Antigo Testamento foi uma preparação para a vinda de Jesus  (Novo Testamento). Assim o Antigo Testamento sem o Novo Testamento é incompleto.

Obs.: Neste texto está somente um resumo de todo um encontro esclarecedor e cheio de exemplificações sobre o Catecismo da igreja Católica e sobre Jesus.
Assim, para conhecer e saber um pouco mais sobre a sagrada escritura, como ler e entender  não deixem de participar do próximo encontro que acontecerá no dia 22/05/19 às 19:30 na Capela de Nossa Senhora de Fátima no Alto da Maravilha.