domingo, 20 de dezembro de 2015

DIOCESANOS E PAROQUIANOS VIVEM MOMENTOS DA ABERTURA DA PORTA SANTA DA CATEDRAL DIOCESANA


              O Senhor nunca força a porta: também Ele pede permissão para entrar. O Livro do Apocalipse diz: “Eu estou à porta e bato. Se alguém escuta a minha voz e me abre a porta, eu virei a ele, cearei com ele e ele comigo” (3, 20). Imaginemos o Senhor que bate à porta do nosso coração! E na última grande visão deste Livro do Apocalipse, assim se profetiza da Cidade de Deus: “As suas portas não se fecharão nunca durante o dia”, o que significa para sempre, porque “não haverá mais noite” (21, 25).



           Com essa reflexão, Papa Francisco nos diz que chegamos ao limiar do Jubileu, que está próximo. Diante de nós está a porta, mas não somente a Porta Santa, outra: a grande porta da Misericórdia de Deus – e essa é uma porta bela! –, que acolhe o nosso arrependimento oferecendo a graça do seu perdão. A porta é generosamente aberta, é preciso um pouco de coragem da nossa parte para cruzar o limiar. Cada um de nós tem dentro de si coisas que pesam. Todos somos pecadores! Aproveitemos esse momento que vem e cruzemos o limiar dessa misericórdia de Deus que nunca se cansa de perdoar, nunca se cansa de nos esperar! Ele nos olha, está sempre próximo a nós. Coragem! Entremos por essa porta!
          Neste dia 19 de dezembro, a Diocese de Bonfim realizou a solenidade de Abertura da Porta da Misericórdia da Catedral Diocesana. Inicialmente, a solenidade teve início na Capela do Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento quando a procissão, em processo de peregrinação, saiu  em direção à Catedral.

Capela: Sacramentinas
Capela: Sacramentinas
Dom Francisco Canindé: Cortejo da Procissão
        Após a chegada de Dom Francisco Canindé Palhano em frente à porta principal da Catedral, Porta da Misericórdia, abriu-a invocando as palavras bíblicas. Ao abri-la, e antes de cruzar a Porta, Dom Francisco se deteve para dar-lhe especial valor à pausa no umbral da porta, e ofereceu o Livro dos Evangelhos, dirigindo-se em procissão até o altar.







Seminarista Eduardo











equipe de leitores
Pe. Darlan

       Nesta solenidade, registramos a presença de 20 padres, aproximadamente, além de religiosas e religiosos das diversas congregações, bem como de 14 vocacionados que, ora, se encontram participando do momento de convivências coordenado pelo Pe. Robson Farias.
Clero Diocesano
Clero Diocesano


     


    
Vocacionados da Diocese

        “Em sua homilia, Dom Francisco Palhano desejou que neste ano da Misericórdia possamos obter o perdão de nossas fragilidades. Que jesus é o centro e o cume da história da Porta que atravessamos.

      Ainda com a palavra, frisou que todos nós temos a oportunidade da Misericórdia. É preciso bater a porta do confessionário pois, sem a misericórdia e o perdão nossa vida permanece vazia".
       Finalizando sua homilia, argumentou que a misericórdia de Jesus se estende de geração em geração. Deixemos nosso coração agir conforme a misericórdia de Deus..




    Para Meire Celeste Carvalho, membro do ECC – Encontro de Casais com Cristo, ”esse momento da abertura da Porta Santa, significa a oportunidade de se pedir misericórdia de Deus em nossas vidas, em todas as áreas que hoje precisamos curar em nossos corações. Tudo será acrescentado através dessa cura, e todos os nossos medos dissipados, pois temos um grande Deus de grande misericórdia”.