sábado, 28 de novembro de 2015

I DOMINGO DO ADVENTO




Neste domingo, dia do Senhor, iniciaremos um novo ano litúrgico celebrando o Tempo do Advento.  É o momento de renovar  nossas esperanças na vinda definitiva do Senhor e celebramos a encarnação de Deus em nossa humanidade.
É na liturgia romana que o Advento toma o seu sentido mais amplo. Muito diferente do menino pobre e indefeso da gruta de Belém, nos aparece Cristo, no primeiro domingo, cheio de glória e esplendor, poder e majestade, rodeado de seus Anjos, para julgar os vivos e os mortos e proclamar o seu Reino eterno, após os acontecimentos que antecederão esse triunfo: "Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; e, na Terra, angústia entre as nações aterradas com o bramido e a agitação do mar" (Lc 21, 25). "Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem" (Lc 21, 36). É a recomendação do Salvador.
 Com esse tempo de preparação, quer a Igreja ensinar-nos que a vida neste vale de lágrimas é um imenso advento e, se vivermos bem, isto é, de acordo com a Lei de Deus, Jesus Cristo será nossa recompensa e nos reservará no Céu um belo lugar, como está escrito: "Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam" (1Cor 2, 9). 

 A coroa do Advento que iremos acender reflete na luz nosso sentimento de espera e prontidão marcadas pela oração e espírito de caridade. São os nossos gestos de amor que nos compromete com o Reino de Deus e nos prepara para a vinda do Senhor Jesus. Por isso, é tempo de articular a Novena de Natal, para dizer a Deus que na família há lugar para Jesus. Dessa forma o verdadeiro espírito do Natal unirá os lares e aproximará as pessoas afastadas da fé.