Um título que se faz com a história
Nossa Senhora é venerada em Schoenstatt sob o título: Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. O título desenvolve-se num processo histórico. Em 1914, não havia uma imagem ou quadro de Nossa Senhora na Capelinha. Após selar a Aliança de Amor, Pe. Kentenich e os seminaristas refletem sobre a imagem de Maria que a Divina Providência lhes indicaria. Um professor do seminário, em 1915, presenteia-lhes um quadro de Nossa Senhora, cujo título era Refúgio dos Pecadores.
Às vésperas da visita da imagem de Nossa Senhora Conceição Aparecida, na Diocese de Bonfim, a comunidade do Derba abre as portas da Capela de Mãe Rainha para juntos com as demais comunidades admirar, celebrar e confirmar através do seu olhar, a fidelidade traduzida numa relação de Mãe e filhos.
A celebração Tríduo, nesta primeira noite, com o Tema: Maria a Filha de Deus-Pai, iniciou-se com a Recitação do Terço.
Logo após, às 19h30, Maria, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Shoenstatt, aguardava os ritmos iniciais da celebração que foi dirigida pelo Pe. Cícero Costa e animada pelo Grupo Fratres.
Na homilia Pe. Cícero manifestou a tradução do sentido de celebrar a festa da Padroeira: a organização, arrumação, ornamentação com flores que nos leva ao sentimento de alegria e satisfação promovida pela fé.
Relembrou a sensação de alegria e ao mesmo tempo de surpresa que Maria passou ao ouvir as palavras expressas pelo anjo ao anunciar a sua missão: gerar seu filho que receberia o nome de Jesus, o Santo Filho de Deus. Enfim, ela não se planejou e nem se organizou para essa festa em sua vida. Mas, Maria, Três Vezes Admirável disse Sim: Faça-se em mim segundo a tua palavra..
No espaço externo, a equipe aguardava a saída dos fiéis e devotos para o momento da confraternização: a quermesse.