sábado, 5 de setembro de 2015

LITURGIA DO 23º DOMINGO TEMPO COMUM



DOM FRANCISCO NA CELEBRAÇÃO DA SEXTA NOITE DO NOVENÁRIO DO SENHOR DO BONFIM  2015
                                                                                                                       FOTO DA PASCOM


1ª Leitura - Is 35,4-7ª

Os ouvidos dos surdos se abrirão e
a boca do mudo gritará de alegria.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 35,4-7a

4Dizei às pessoas deprimidas:'Criai ânimo, não tenhais medo!Vede, é vosso Deus,é a vingança que vem, é a recompensa de Deus;é ele que vem para vos salvar'. 5Então se abrirão os olhos dos cegose se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervoe se desatará a língua dos mudos,assim como brotarão águas no desertoe jorrarão torrentes no ermo. 7aA terra árida se transformará em lago,e a região sedenta, em fontes d'água.

Palavra do Senhor.



Salmo Responsorial: Sl 146,7.8-9a.9bc-10 (R: 12a)

Bendize, ó minha alma, ao Senhor./ Bendirei ao Senhor toda a vida! R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor./ Bendirei ao Senhor toda a vida!
- O Senhor é fiel para sempre,/ faz justiça aos que são oprimidos;/ ele dá alimento aos famintos,/ é o Senhor quem liberta os cativos.R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor./ Bendirei ao Senhor toda a vida!
- O Senhor abre os olhos aos cegos,/ o Senhor faz erguer-se o caído/ o Senhor ama aquele que é justo,/ é o Senhor quem protege o estrangeiro.R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor./ Bendirei ao Senhor toda a vida!

- Ele ampara a viúva e o órfão,/ mas confunde os caminhos dos maus./ O Senhor reinará para sempre!/ Ó Sião, o teu Deus reinará/ para sempre e por todos os séculos!R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor./ Bendirei ao Senhor toda a vida!



2ª Leitura - Tg 2,1-5

Não escolheu Deus os pobres deste
mundo para serem herdeiros do Reino?
Leitura da Carta de São Tiago 2,1-5
1Meus irmãos,a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristoglorificadonão deve admitir acepção de pessoas. 2Pois bem, imaginai que na vossa reuniãoentra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bemvestida,e também um pobre, com sua roupa surrada, 3e vós dedicais atenção ao que está  bem vestido,dizendo-lhe:'Vem sentar-te aqui, à vontade',enquanto dizeis ao pobre:'Fica aí, de pé', ou então:'Senta-te aqui no chão, aos meus pés' -4não fizestes, então, discriminação entre vós?E não vos tornastes juízes com critérios injustos? 5Meus queridos irmãos, escutai:não escolheu Deus os pobres deste mundopara serem ricos na fée herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?

Palavra do Senhor.

Evangelho - Mc 7,31-37

Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 7,31-37

Naquele tempo: 31Jesus saiu de novo da região de Tiro,passou por Sidôniae continuou até o mar da Galiléia,atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo,que falava com dificuldade,e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão;em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos,cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse:'Efatá!', que quer dizer: 'Abre-te! '35Imediatamente seus ouvidos se abriram,sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistênciaque não contassem a ninguém.Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam.37Muito impressionados, diziam:'Ele tem feito bem todas as coisas:Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar'.
Palavra da Salvação.