quarta-feira, 15 de abril de 2015

FIÉIS REVIVEM MOMENTOS DO MISTÉRIO DA SALVAÇÃO: PAIXÃO E MORTE DE CRISTO



        Às vésperas da Semana Santa, da Semana Maior como é chamada pelos cristãos católicos pelo fato de que se celebra com intensidade o mistério mais profundo e mais importante onde se concentra todo sentido da história religiosa da igreja católica Apostólica Romana, a Paróquia do Senhor do Bonfim, na segunda-feira (30/2), ás 19h30min, realizou a Via-Sacra pelas ruas da cidade coordenada pelo Pe. Darlan dos Santos e juventude paroquial. Mesmo havendo mais de 2000 anos de história, a emoção e o sentimento nos traz a  celebrar  e reviver o mistério de nossa salvação por intermédio da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.





AS SETE DORES DE MARIA



           Na terça-feira (31/3), na Catedral Diocesana, com a participação de devotos e consagrados a Nossa Senhora tivemos a celebração das sete dores da Co-redentora, correspondentes a outros tantos episódios narrados pelo Evangelho:
1ª Dor - Profecia de Simeão
2ª Dor - Fuga para o Egito
3ª Dor - Maria procura Jesus em Jerusalém
4ª Dor - Jesus encontra a Sua Mãe no caminho do Calvário
5ª Dor - Maria ao pé da Cruz de Jesus
6ª Dor - Maria recebe Jesus descido da Cruz
7ª Dor - Maria deposita Jesus no Sepulcro
 



 
                       OFÍCIO DAS TREVAS
 


Sob responsabilidade da Comunidade Shalom e, com participação do Pe. Darlan dos Santos o ofício de trevas (matutina tenebrarum) é o ofício das matinas e laudes dos três últimos dias da semana santa (quarta, quinta e sexta-feira). São acesas 15 velas onde após cada salmo é apagado uma vela. No final fica em total escuridão simbolizando o luto da Igreja e a escuridão que baixou sobre a terra quando Nosso Senhor morreu.
 
                        
 
QUINTA-FEIRA SANTA
 
 
              Neste dia os fiéis participaram da Missa do Crisma e Benção dos Santos Óleos presidida pelo Bispo Diocesano Dom Francisco Canindé Palhano , com a renovação das promessas sacerdotais do Clero e a participação especial dos agentes das pastorais do Batismo e da Crima, da Saúde e demais Pastorais, Movimentos, Serviços , grupos e toda Diocese.
 
 
 
               Tivemos, ainda, a Missa Solene da Instituição da Eucaristia, lava Pés e a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento.
 

                                                     



SEXTA-FEIRA SANTA
 
 
            Como afirmou o Santo Padre. Papa Francisco: " A Sexta-feira Santa não é dia de pranto nem de luto, mas de silêncio, jejum e contemplação em memória ao sacrifício de amor de Jesus por nós, ao morrer na cruz para a nossa salvação".
A Paixão de Jesus é para nós cristãos o centro e o ponto final para onde tende todo o sentido da história da humanidade, a hora que Deus pensou desde toda a eternidade, na qual manifestou a sua glória, que é o seu amor, que quer que o pecador se converta e viva; é o momento de vivenciar o mistério da  Paixão, Morte e Ressurreição de Senhor Jesus. É um tempo de graça e salvação , que brota do patíbulo da cruz.
 
              Após a  realização da Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, com o "beija" da Cruz, tivemos a grande Procissão com as imagens do Senhor Morto e Nossa Senhora da Soledade pelas ruas da cidade.
 
 


 
 
 
 
Cruzeiro localizado no centro da cidade onde se realizava orações pelas almas

 
SÁBADO SANTO
 
 

             No Sábado Santo, a Igreja permanece ao lado do sepulcro do Senhor, meditando Sua Paixão e abstendo-se da Missa até a solene Vigília Pascal, chamada também de espera noturna da Ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Nesta noite, os fiéis juntamente com o Pastor Diocesano celebraram a Benção do fogo novo e do círio pascal , em frente à Prefeitura Municipal; proclamação solene do Exultet; benção da água, renovação das promessas do batismais e Liturgia Eucarística.
 
 
                                                  






                                       

                                               

 
 
 
 


 
 DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR
 
 
 
        Às 6h da manhã, em cada ponto da paróquia os sinos anunciavam a Ressurreição do Senhor. O Domingo de Páscoa é o ápice do ano litúrgico, neste dia celebramos a Ressurreição do Senhor. A liturgia deste dia convida o fiel a firmar uma vida nova a partir da Ressurreição de Cristo. Assim como o Filho de Deus morreu para o mundo, o católico é chamado a tomar a decisão de viver em Deus. Páscoa é a festa da Vida, é vida que vence a morte. Feliz Páscoa!