segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA EM AÇÃO DE GRAÇAS: 40 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL

 "Demos graças ao Senhor, porque eterno é seu amor!" (Sl 135-26)
 
         Neste dia 1 de fevereiro de 2015, manifestações de sentimentos de alegria se traduzia através da Santa Missa, na Catedral Diocesana realizada às 7h e, nas faixas afixadas na entrada da Quadra de Esportes do Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento onde, mais tarde, seria concretizada o momento Celebrativo Eucarístico em Ação de Graças pelos 40 anos  de Ordenação Sacerdotal de Dom Francisco Canindé Palhano - Bispo da Diocese de Bonfim e Ordenação Diaconal de Clayton Alves de Freitas que teve início com a preparação através da realização de Tríduo Vocacional realizado no período de 29 a 31/1. Momento oportuno, este, em que a Igreja Católica celebra o Ano dedicado à Vida Consagrada.    



          Iniciada, às 17h, no Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, o ordinando ingressou no local celebrativo dirigindo-se ao Altar permanecendo alguns instantes venerando a Imagem da SSma. Virgem Maria do Rosário de Fátima. Logo após, o Senhor Bispo teve acesso perante á assembléia aspergindo-a e, em seguida, dirigiu-se ao Altar, onde permaneceu alguns instantes realizando veneração a Imagem da Virgem Maria de Fátima.
 













          Dando prosseguimento à Celebração, era comunicado ao povo de Deus, desta igreja Particular de Bonfim, saudação e paz em Nosso Senhor Jesus Cristo que, com grande alegria e com o coração cheio de júbilo se encontrava neste espaço sagrado para celebrar a fé e a certeza de que Deus não se cansa de dar à igreja os Pastores  que Ele necessita para continuar atualizando no mundo a sua obra salvadora. Anunciava o significado especial deste dia em que elevamos ao Senhor o nosso canto de louvor e gratidão pelo dom da vida e de vocação sacerdotal de nosso Bispo Diocesano que comemora 66 anos de vida e de 40 anos de ministério sacerdotal, desempenhados na Arquidiocese de Natal, e agora como Bispo da Diocese de Bonfim. Comunicou, ainda, nosso louvor e gratidão, onde bendizemos a Deus pela vocação de Seminarista Clayton Alves de Freitas que neste dia está recebendo o primeiro grau do Sacramento da ordem, o diaconato. Assim, iniciou-se o cortejo processional.







                    
 
 
 

    
      
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
             Após a acolhida e a saudação inicial realizada por nosso Bispo Diocesano, o Bispo Dom José Falcão – Bispo Auxiliar da Arquidiocese Militar do Brasil, utilizou-se da palavra para parabenizar Dom Francisco Canindé pela sua trajetória na vida sacerdotal, pela sua idoneidade, respeito, competência e compromisso com a obra do Sacramento Sacerdotal.



 











LITURGIA DA PALAVRA

             A palavra de Deus foi transmitida através das leituras Jr 1, 4-9, Sl 109(110), 2Cor 4, 1-3.5-7 e o Santo Evangelho Jo, 10, 11-16.
 




 







 
RITOS DA ORDENAÇÃO

A Ordenação Diagonal, conforme Catecismo da igreja Católica 1569-1570, consta:

       No grau inferior da hierarquia estão os diáconos, aos quais foram impostas as mãos, "não em vista do sacerdócio, mas do serviço"» (54). Para a ordenação no diaconado, só o bispo é que impõe as mãos, significando com isso que o diácono está especialmente ligado ao bispo nos encargos próprios da sua « diaconia» (55).
     Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo (56). O sacramento da Ordem marca-os com um selo («carácter») que ninguém pode fazer desaparecer e que os configura com Cristo, que se fez «diácono», isto é, o servo de todos (57). Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia, distribuí-la, assistir ao Matrimónio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade (58).
       Pela pessoa dos formadores e do clero, a igreja atestou a idoneidade do candidato do primeiro grau  do Sacramento da Ordem e o ordinando manifestou perante ao povo, através do interrogatório, o propósito de abraçar com fé e disposição o ministério do diaconato. Em seguida, tivemos o Propósito dos Eleitos, Imposição das Mãos e Oração Consecratória, Imposição das Vestes e, por fim, a Entrega do Livro dos Evangelhos.
 
Pe. Robson auxilia na ordenação
 

















LITURGIA EUCARÍSTICA
 





 
 
 
 
 
 
 
 
 
     RITOS FINAIS
 
          Antes da benção final fizeram uso da palavra: Diácono Clayton Alves,  Pe. Darlan dos Santos- Administrador da Paróquia do Senhor do Bonfim  e Pe. Thiago Lino - Coordenador de Pastorais da Diocese que demonstraram imensa gratidão pelo importante trabalho que vem sendo desenvolvido na Diocese e na Paróquia. Após pronunciamentos, Dom Francisco Canindé foi aplaudido por todos os membros da assembleia demonstrando momento de grande emoção. Em seguida, Dom Francisco Canindé Palhano e Dom José Falcão receberam presentes de crianças filhos de membros de Pastorais. 




 
 
 
]
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 


MOMENTO DE AGRADECIMENTOS POR DOM FRANCISCO CANDÉ PALHANO E TESTEMUNHO DE  SUA VIDA  CONSAGRADA RELIGIOSA.
 
 
BENÇÃO FINAL
 
 
 
 MOMENTO PÓS CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
 






 
"NO ANO VOCACIONAL DIOCESANO, AGRADEÇO A DEUS PELOS 40 ANOS DE MINHA ORDENAÇÃO SACERDOTAL". (Dom Francisco Canindé Palhano)

1975 - 2 de fevereiro -2015
 
 
                                                            Por José Lima dos Santos - Coordenador da Pascom