domingo, 24 de agosto de 2014

INFORMATIVO DOMINICAL

            
 
 
 
24 DE AGOSTO DE 2014   - 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 
 
MISSA DOMINICAL
 
As 7h – Missa no Colégio das Irmãs Sacramentinas
As 7h30 – Missa na Comunidade do Carrapichel
As 7h30 – Missa na Comunidade de Missão do Sahy
As 9h – Missa no Colégio das Irmãs Sacramentinas
As 11h – Missa no Carmelo
As 16h – Missa na Comunidade de Tijuaçu
As 16h – Missa na Comunidade Kolping
As 17h – Missa na Comunidade de Estiva
As 17h30 – Missa na Comunidade da Olaria
Às 19h30– Missa na Comunidade do DER-BA
Às 19h30– Missa na Comunidade da Gamboa
Às 19h30– Missa na Comunidade do Alto da Maravilha
Às 19h30min – Missa no Colégio das Irmãs Sacramentinas
 
MISSAS DA SEMANA
                                                                                                                                                                    
Dia 26/08 -  Terça-feira ................... Às 15h – Missa na Comunidade do Butiquinho
Dia 27/08 -  Quarta-feira ................. Às 16h – Missa na Comunidade de Barroca do Faleiro
                                                    
·         Lembramos que todas as terças e quartas-feiras, às 19h30min, acontece no Centro Catequético, reunião preparatória para padrinhos que participarão do Sacramento do Batismo.
·         Estamos nos aproximando do mês de setembro, mês da Bíblia. Portanto, vamos nos organizando para a realização do círculo bíblico. Em breve, estaremos disponibilizando os livretos na Secretaria da Catedral.
·         A Coordenação da Pastoral de Liturgia convida todos os leitores, comentaristas  e  paroquianos que desejam fazer parte da equipe de leitores, para participar da reunião que será realizada no próximo dia 27/8 (quarta-feira), às 19h30min, no centro Catequético, localizado à Rua visconde do Rio Branco. A participação de todos é indispensável.
·         A Coordenação do Terço com participação das crianças comunica a todos os pais que, aos domingos, logo após a Santa Missa das 7 horas da manhã, acontece a recitação do Terço. Vamos incentivar nossas crianças a darem seus primeiros passos na prática da oração. 
 
              

sábado, 23 de agosto de 2014

21º Domingo Tempo Comum - Domingo 24/08/14



Primeira Leitura (Is 22,19-23)
 
Leitura do Livro do Profeta Isaías:
 
Assim diz o Senhor a Sobna, o administrador do palácio: 19“Eu vou te destituir do posto que ocupas e demitir-te do teu cargo. 20Acontecerá que nesse dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias, 21e o vestirei com a tua túnica e colocarei nele a tua faixa, porei em suas mãos a tua autoridade; ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá.
22Eu o farei levar aos ombros a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém poderá fechar; ele fechará, e ninguém poderá abrir. 23Hei de fixá-lo como estaca em lugar seguro e aí ele terá o trono de glória na casa de seu pai”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

 
Responsório (Sl 137)
 
— Ó Senhor, vossa bondade é para sempre!/ Completai em mim a obra começada!
— Ó Senhor, vossa bondade é para sempre!/ Completai em mim a obra começada!
— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,/ porque ouvistes as palavras dos meus lábios!/ Perante os vossos anjos vou cantar-vos/ e ante o vosso templo vou prostrar-me.
— Ó Senhor, vossa bondade é para sempre!/ Completai em mim a obra começada!
— Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,/ porque fizestes muito mais que prometestes;/ naquele dia, em que gritei, vós me escutastes/ e aumentastes o vigor da minha alma.
— Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres,/ e de longe reconhece os orgulhosos./ Ó Senhor, vossa bondade é para sempre!/ Eu vos peço: não deixeis inacabada/ esta obra que fizeram vossas mãos!



Segunda Leitura (Rm 11,33-36)
 
 Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
 
33Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são inescrutáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos!
34De fato, quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? 35Ou quem se antecipou em dar-lhe alguma coisa, de maneira a ter direito a uma retribuição? 36Na verdade, tudo é dele, por ele e para ele. A ele a glória para sempre. Amém!
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 
 
Anúncio do Evangelho (Mt 16,13-20)
—O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
—PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e aí perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.
 
 — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
                                                        
 
                                                        SANTO DO DIA

São Bartolomeu, modelo para quem quer se deixar conduzir

São Bartolomeu 
 
Neste dia, festejamos a santidade de vida de São Bartolomeu, apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na Bíblia é citado com o nome de Natanael (que significa dom de Deus). Os três Evangelhos sinópticos chamam-lhe sempre Bartolomeu ou Bar-Talmay (filho de Talmay em aramaico). Nasceu em Caná da Galiléia, naquela pequena aldeia onde Jesus transformou a água em vinho.
Bartolomeu é modelo para quem quer se deixar conduzir pelo Senhor, pois, assim encontramos no Evangelho de São João: “Filipe vai ter com Natanael e lhe diz: ‘É Jesus, o filho de José de Nazaré’”. Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica: “Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento” (Jo 1,47).
Pertencente ao número dos doze, São Bartolomeu conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar no dia-a-dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Depois da Paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a Tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e, neste local conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e de muitas outras pessoas, isto até deparar-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o santo apóstolo, após o arrancarem a pele, mas não o Céu, pois perseverou até o fim.
São Bartolomeu, rogai por nós!


SANTA ROSA DE LIMA: PRIMEIRA SANTA DA AMÉRICA LATINA




Santa Rosa de Lima (Lima, 30 de agosto de 1586 - id., 24 de agosto de 1617), foi uma mística da Ordem Terceira Dominicana canonizada pelo Papa Clemente X em 1671. Santa Rosa é a primeira santa nativa da América e padroeira do Peru.
Nascida em Quives, província de Lima no ano de 1586, era descendente de conquistadores espanhóis. Seu nome de batismo era Isabel Flores y Oliva, mas a extraordinária beleza da criança motivou a mudança do nome de Isabel para Rosa, ao que ela acrescentou o de Santa Maria. Seus pais eram Gaspar de Flores, espanhol arcabuz do Vice-Rei e Maria Oliva, limenha. Era a terceira dos onze filhos do casal.
Seus pais antes ricos tornaram-se pobres devido ao insucesso numa empresa de mineração e ela cresceu na pobreza, trabalhando na terra e na costura até altas horas da noite para ajudar no sustento da família. Cultivava as rosas de seus próprio jardim e as vendia no mercado e por isso é tida como patrona das floristas. Diz-se que tangia graciosa a viola e a harpa e tinha voz doce e melodiosa. Além de muito bela, Rosa era tida como a moça mais virtuosa e prendada de Lima.
Foi pretendida pelos jovens mais ricos e distintos de Lima e arredores, mas a todos rejeitou, por amar a Cristo como esposo. Em idade de casar, fez o voto de castidade e tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, após lutar contra o desejo contrário dos pais. Construiu uma cela estreita e pobre no fundo do quintal da casa dos pais e começou a ter vida religiosa, penitenciando seu corpo com jejuns e cilícios dolorosos e conta-se que utilizava muitas vezes um aro de prata guarnecido com fincos, semelhante a uma coroa de espinhos. Foi extremamente bondosa e caridosa para com todos, especialmente para com os índios e negros, aos quais prestava os serviços mais humildes em caso de doença.
Segundo os relatos de seus biógrafos e dos amigos que a acompanharam, dentre eles seu confessor Frei Juan de Lorenzana, por sua piedade e devoção Santa Rosa recebeu de Deus o dom dos milagres. Era constantemente visitada pela Virgem Maria e pelo Menino Jesus, que quis repousar certa vez entre seus braços e a coroou com uma grinalda de rosas, que se tornou seus símbolo. Também é afirmado que tinha constantemente junto a si seu Anjo da Guarda, com quem conversava. Ainda em vida lhe foram atribuídos muitos favores; milagres de curas, conversões, propiciação das chuvas e até mesmo o impedimento da invasão de Lima pelos piratas holandeses em 1615.
Apesar de agraciada com experiências místicas fora do comum, nunca lhe faltou a cruz, a fim de que compartilhasse dos sofrimentos do Divino Mestre: sofrimentos provindos de duras incompreensões e perseguições e, nos últimos anos de vida, de sofrimentos físicos, agudas dores devidas à prolongada doença que a levou à morte em 24 de agosto de 1617, aos 31 anos de idade. Suas últimas palavras foram " Jesus está comigo!" Seu sepultamento foi apoteótico e pranteado por todo o Vice Reino do Peru e seu túmulo tornou-se palco de milagres, bem como também os lugares onde viveu e trabalhou pela causa da Igreja. Foi a primeira santa canonizada da América e proclamada padroeira da América Latina. Conta-se que o Papa Clemente relutava em elevá-la aos altares, mas foi convencido após presenciar uma milagrosa chuva de pétalas de rosa que caiu sobre ele, vinda do céu e que atribuiu a Santa Rosa de Lima.
Dela disse o Cardeal Ratzinger: De certa forma, essa mulher é uma personificação da Igreja da América Latina: imersa em sofrimentos, desprovida de meios materiais e de um poder significativos, mas tomada pelo íntimo ardor causado pela proximidade de Jesus Cristo. (Homilia no Santuário de Santa Rosa de Lima, Peru, em 19 de julho de 1986).
No Brasil, alguns municípios - como Iretama e Nova Santa Rosa, no estado do Paraná, e em Santa Rosa de Lima em Santa Catarina - a adotam como Padroeira

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

CAMPANHA DA REFORMA DA CATEDRAL DIOCESANA









A Diocese de Bonfim é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no estado brasileiro da Bahia, no município de Senhor do Bonfim. Foi criada aos 6 de abril de 1933 pela Bula Ad Aptius Christifidelium Regimini do Papa Pio XI.

      A Catedral ao longo de um ano, com muito esforço e dedicação, vem realizando com dificuldades de recursos financeiros a sua reforma. Algumas ações concretas foram realizadas por paroquianos e fieis do Senhor do Bonfim. Já realizou-se o Show com Pe. Fábiode Melo e  Bingo beneficente no intuito de promover a referida reforma. Atualmente, a principal fonte de recursos são doações dos fiéis da Paróquia do Senhor do Bonfim. No entanto, infelizmente, os recuros adquiridos ainda não foram suficientes,

     A Pascom de Bonfim vem, mediante a esse meio de comunicação, sensibilizar a todos os paroquianos, diocesanos e demais dioceses, paróquias e instituições públicas e privadas no sentido de colaborar com a reestruturação deste importante templo histórico edificado desde o século XVIII.

     Para nós católicos, além de valorizar este grande patrimônio histórico, onde tivemos a passagem de várias celebridades civis e religiosas, que retrata a nossa grande história em que a Catedral recebe o nome do Glorioso Senhor do Bonfim, é nos permitir mais acesso e melhor comodidade nos nossos momentos de orações e encontros espirituais com nosso supremo Deus.

      Nos ajude, caros leitores, a divulgar essa campanha. Não importa o valor da colaboração. O importante é sua participação nessa caminhada. Que Deus nos ajude! Contamos com seu apoio.

     Manifeste seu interesse em participar com sua colaboração através do telefone  (74) 3541-4094 no horário das 8 às 11h30min e das 14h às 17h30min,


                                              
                                                

                                                  

                                                

domingo, 17 de agosto de 2014

CELEBRAÇÃO DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA E VOCACIONADOS À VIDA CONSAGRADA RELIGIOSA

 
 
 
 
                Em 1950, o papa Pio XII proclamou o dogma da Assunção de Nossa Senhora ao céu. Um dogma é um marco referencial de nossa fé, do qual ela não pode retroceder e sem o qual ela não é completa. Proclamamos que Maria, no fim de sua vida, foi acolhida por Deus no céu “com corpo e alma”, ou seja, coroada, plena e definitivamente, com a glória que Deus preparou para os seus santos. Assim como ela foi a primeira a servir Cristo na fé, é a primeira a participar na plenitude de sua glória, a “perfeitissimamente redimida”. Maria foi acolhida completamente, de corpo e alma, no céu porque ela acolheu o céu nela, inseparavelmente.
               A presente festa é grande felicitação de Maria por parte dos fiéis, que nela veem, a um só tempo, a glória da Igreja e a prefiguração da própria glorificação. A festa tem uma dimensão de solidariedade dos fiéis com aquela que é a primeira a crer em Cristo e, por isso também, é a mãe de todos os fiéis. Daí a facilidade com que se aplica a Maria o texto do Apocalipse, na primeira leitura, originariamente uma descrição do povo de Deus, que deu à luz o Salvador e depois se refugiou no deserto. Na segunda leitura, a assunção de Maria ao céu é considerada como antecipação da ressurreição dos fiéis, que serão ressuscitados em Cristo. Observe-se, portanto, que a glória de Maria não a separa de nós, mas a torna unida a nós mais intimamente.
               Merece consideração, sobretudo, o texto do evangelho, o Magnificat, que hoje ganha nova atualidade, por traduzir a pedagogia divina: Deus recorre aos humildes para realizar suas grandes obras. Esse pensamento pode ser o fio condutor da celebração. Na homilia, convém que se repita e se faça entrar no ouvido e no coração esse pensamento ou uma frase do Magnificat que o exprima.
                                                                                                    
                                                                                                                    Vida Pastoral no. 297/2014
 
               E neste domingo, dia em que iniciamos a semana dedicada aos vocacionados á vida consagrada religiosos e consagrados seculares, tivemos a Santa Missa Celebrada por Dom Francisco Canindé Palhano e concelebrada pelo Pe. Jan Pierre. Registramos, também, a participação das religiosas Irmãs Sacramentinas. A Pascom de Bonfim deixa aqui o seu registro em comunhão com todos paroquianos e diocesanos em homenagem a todos religiosos católicos dessa grande nação da Igreja Uma e Santa. Parabéns a todos!
 
 
 
 
 


 
 
 
 
             
 
                                                       



                                                       



 
 
 
 
 
                                                                                        

INFORMATIVO DOMINICAL

  
 
17 DE AGOSTO DE 2014   - 20º DOMINGO DO TEMPO COMUM


MISSAS DOMINICAL
 

As 7h – Missa no Colégio das Irmãs Sacramentinas

As 7h30 – Missa na Comunidade de Missão do Sahy

As 9h – Missa no Colégio das Irmãs Sacramentinas

As 11h – Missa no Carmelo

Às 16h – Missa na Comunidade do Alto do Cigano

   Às 19h30– Missa na Comunidade do Alto da Maravilha

   Às 19h30min – Missa no Colégio das Irmãs Sacramentinas

                                             

·         Lembramos que todas as terças e quartas-feiras, às 19h30min, acontece no Centro Catequético, reunião preparatória para padrinhos do Sacramento do Batismo.

·         Estamos nos aproximando do mês de setembro, mês da Bíblia. Portanto, vamos nos organizando para a realização do círculo bíblico. Na próxima semana estaremos disponibilizando os livretos na Secretaria da Catedral.

·         Comunicamos que, em decorrência da realização do Retiro com os Padres de nossa Paróquia, não teremos missas nas comunidades. As Missas das 19h30min serão realizadas normalmente.

 

 


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

NOTÍCIAS DA PASTORAL DO DÍZIMO









                                             
 
Dizimo é: Alegria.
Um coração alegre sabe partilhar . A devolução do dizimo é um gesto concreto bíblico de partilha . Devemos sentir alegria porque o senhor nos dá inúmeras oportunidades todos os dias para nos sentirmos alegres e partilhar . São Paulo nos ensina:” Em tudo mostrei que se deve ajudar os fracos , recordando as palavras do Senhor que disse: hà mais alegria em dar do povo de Deus com relação á partilha, a devolução do dízimo ou as ofertas , permeiam a bíblia do começo ao fim.” Eu sei, ó meu Deus , que sondas o coração e amas a retidão. E com reta intenção te ofereço tudo isso , e vejo com alegria o teu povo aqui reunido, fazendo suas ofertas a ti.
Recentemente o papa Francisco, com muita sabedoria nos exorta :” O grande risco do mundo actual, com suas múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais da consciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres , já não se ouve a voz de Deus, já não se goza de doce alegria do seu amor , nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem”
AÇÕES:

DIA 31/8/2014- MANHÃ DE EVANGELIZAÇÃO 
Bairro  Derba
HORÁRIO O8 AS 12h.
 
CONVIDAMOS OS MEMBROS DO GRUPO MAE RAINHA E RENOVAÇÃO CARISMATICA PARA JUNTOS VISITARMOS AS FAMILIAS DO DERBA. 
 
DIA 4/9/2014, ÀS 19H30MIN, REUNIAO COM OS ZELADORES DA PASTORAL DO DIZIMO NO CENTRO CATEQUETICO..
                                                                          

                                                                  
            




domingo, 10 de agosto de 2014

MENSAGEM DO DIA DOS PAIS









                                       FELIZ DIAS DOS PAIS! PASCOM DE BONFIM!

sábado, 9 de agosto de 2014

PASCOM INFORMA



MISSAS DOMINICAIS

 
As 7h – Missa no Colégio das Irmãs Sacramentinas

As 7h30 – Missa na Comunidade de Missão do Sahy

Às 7h30 – Missa na Comunidade de Carrapichel

As 9h – Missa no Colégio das Irmãs Sacramentinas

As 11h – Missa no Carmelo

Às 16h – Missa na Comunidade do Alto do Cigano

Às 16h – Missa na Comunidade de Tijuaçu e Itapicuru

Às 17h – Missa na Comunidade de Passagem Velha

Às 19h30 – Missa na Comunidade do Alto da Maravilha

Às 19h30 – Missa no Colégio das Irmãs Sacramentinas


MISSAS DA SEMANA

                                                                                                                                                                                                        Dia Dia 12/8 -  Terça-feira ...............Às 16h – Missa na Comunidade de Varzinha
                                                       
Dia 13/8 – Quarta-feira ......Às 16h – Missa na Comunidade de Mulungu e Curandeira
                                      
Dia  15/8  - Sexta-feira........Às 16h – Missa na Comunidade de Cazumba

                                             Às 17h – Missa na Comunidade de Tanquinho

Dia 16/8 – Sábado................Às 17 – Missa na Comunidade do Itapicuru

 
- A Pastoral da Liturgia convida a todos os paroquianos para participar da Recitação do Terço de Maria, no próximo dia 13/8 (quarta-feira), às 12h, na Capela do Colégio das Irmãs Sacramentinas, sob responsabilidade dos Homens do Terço com Maria e Catequistas.

- Dízimo: gesto espontâneo de amor: prática da partilha iluminada pela fé. Neste 2º. Domingo do Mês dedicamos ao dízimo.

- “Ser pai é como a luz que guia o peregrino durante a sua longa jornada, ajuda a escolher o melhor caminho, oferece o conforto e o calor, dá abrigo e segurança nos momentos mais difíceis da vida”. A Diocese de Bonfim e a Paróquia do Senhor do Bonfim saúda todos os pais pelos dons recebidos e pela sabedoria de um mestre condutor de seus filhos.