sábado, 29 de setembro de 2012

ENCERRAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO BÍBLICA: “VERBUM DOMINI”

                                              

        
PE. JOSÉ ELTON   

                                                                      

IRMÃS SACRAMENTINAS MARCAM SUAS PRESENÇAS





           No último dia (27/9)  do Curo de Formação Bíblica ministrado pelo Pe. José Elton, inicialmente, foi realizado uma retrospectiva dos dias anteriores ressaltando a importância do estudo, da celebração e anúncio da palavra de Deus bem como, despertar no outro a necessidade de viver a experiência de seguir os passos de Jesus proporcionando um diálogo com o próprio Deus.
           Afirmou que a palavra de Deus se fez Verbo e nos fez viver no tempo nos deixando no mundo a sua obra criadora formando uma aliança com Ele através do compromisso.
           Em relação à celebração eucarística, após a homilia, argumentou quanto à importância do silêncio para que possamos através do Evangelho refletir sua palavra e meditar o que Deus nos fala e comunica daí, a relevância do papel da escuta.
           Continuando com a palavra frisou que a Sagrada Escritura tem seu destaque, tem seu lugar na nossa vida. Por isso, devemos amá-la, desejá-la e conhecê-la cada vez mais criando, dessa forma, uma  intimidade com os membros da Bíblia.
          A Igreja nos apresenta dois aspectos interessantes: 1) Movimento Interno e 2) Movimento Externo. Jesus começa sua vida pública. Começa a preparar seus discípulos e, conseqüentemente, seus apóstolos. Jesus faz vários movimentos antes de ir para a cruz: envia seus discípulos e diz: “Ide, dois a dois, e pregai o evangelho”. Dessa forma, caracteriza-se os movimentos internos e externos através da pregação da palavra. A verdadeira pregação Missionária. O Batismo nos leva um Movimento Interno, ou seja, nos conduz a viver internamente na Igreja.
          Levou-nos a questionar quanto ao nosso maior desafio: o chamar e o reunir. Será que conseguimos atrair alguém para a Igreja? Só conseguimos traçar o caminho certo quando andamos na mesma direção. Jesus nos manda “ir” mas, Ele comunica que não é fácil. Precisamos ter motivação para fazer algo. Dessa forma estaremos propiciando um sentido para a vida. Uma Igreja que não se motiva, não funciona.
          E, por fim, fez distinção entre o fator ecumênico e religioso e, logo após, promoveu em, sua dinâmica, um momento de cânticos e de orações. Comentou o quanto são saudáveis esses momentos de reflexão e de estudo. lembrou a importância e necessidade do engajamento dos cristãos em grupos, movimentos e pastorais.
         Revelou, no final, uma grande surpresa: o sorteio de dois ingressos para o Show do Pe. Fábio de Melo. As ganhadoras foram as Senhoras Maria Isabel (Legião de Maria) e Juscineide (Coordenadora da Pastoral do Batismo).