segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CELEBRAÇÃO DE ABERTURA DO ANO DA FÉ / 2012




                                                                                             
       No último dia 11 de outubro, depois da abertura do Concílio Vaticano II, na Catedral Diocesana do Senhor do Bonfim, às 19h30min, bem como nas diversas Dioceses do Brasil, deu-se início à Celebração de Abertura do Ano da Fé presidida pelo Exmº e Revm° Sr. Dom Francisco Canindé, onde foram registradas as presenças dos Padres: José Elton – Pároco da Paróquia do Senhor do Bonfim, Jerônimo – da Paróquia de Nordestina e Nelson – Paróquia de Cansanção.
       A entronização dos documentos da Igreja: Catecismo da Igreja Católica, Evangeliário, teve como objetivo recordar à memorável procissão dos padres concilares, quando entraram solenemente na Basílica do Vaticano II.
     “O Ano da fé que estamos inaugurando hoje está ligado coerentemente com todo o caminho da igreja ao longo dos últimos 50 anos: desde o concílio, passando pelo Magistério do Servo de Deus Paulo VI, que proclamou um “Ano de Fé”, em 1967, até chegar ao Grande Jubileu do ano 2000, com o qual o Salvador, ontem hoje e sempre. Entre estes dois Pontífices, Paulo VI e João Paulo II, houve uma profunda e total convergência na visão de Cristo como o centro do cosmos e da história, e no ardente desejo apostólico de anunciá-lo ao mundo. Jesus ó centro da fé cristã. O cristão crê em Deus através de Jesus Cristo, que nos revelou a face de Deus. Ele é o cumprimento das Escrituras e seu Intérprete definitivo. Jesus Cristo não é apenas o objeto da fé, mas, como diz a Carta aos Hebreus, é aquele <> (Hb 12,2)”.
     No dia 11 de outubro de 1962 foi celebrada a festa de Santa Maria, Mãe de Deus. A Ela confiamos o Ano da Fé. Que Ela nos ajude a por em prática a exortação do Apóstolo Paulo: <> (Col 3,16-17). Amém!