sábado, 28 de janeiro de 2012

REFLEXÃO DA SEMANA


Mc 7, 14-23

14. Tendo chamado de novo a turba, dizia-lhes: “Ouvi-me todos, e entendei.15.Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa manchar; mas o que sai do homem, isso é que mancha o homem.16.Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.17.Quando deixou o povo e entrou em casa, os seus discípulos perguntaram-lhe acerca da parábola.18.Respondeu-lhes: Sois também vós assim ignorantes? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode tornar impuro, 19. por que não lhe entra no coração, mas vai ao ventre e dali segue sua lei natural? Assim ele declarava puros todos os alimentos. E acrescentava: 20.Ora, o que sai do homem, isso é que mancha o homem.21. Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos, 22. Adultérios, cobiças, perversidade, fraudes, desonestidades, inveja, difamação, orgulho e insensatez. 23.Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem.
O PERIGO É O QUE VEM DE ENTRO
Esse trecho do Evangelho é muito atual. Jesus acabou com toda aquela crença da proibição de comer carne de animais ou outras coisas que tornariam a pessoa impura. Por quê? Por que essas coisas não entram no coração. Vão para o estômago e depois para a terra.
Jesus pergunta: “de onde é que surge a impureza?”. A impureza surge do coração. Até hoje, pensamos também que nos tornamos impuros por que as coisas vêm de fora. Cristão que é Cristão tem que acabar com isso. O que vem de fora não nos afeta, não nos torna impuros, não pode nos transformar.
A impureza está no que nós fazemos quando inventamos desculpas para deixar de fazer ou agir, quando agimos com inveja, quando jogamos a culpa no outro, na tentativa de nos justificar, quando inventamos algo sobre o outro, quando deixamos de cuidar de nosso coração para nos ocupar com coisas de fora. É do que sai do nosso coração que devemos cuidar, por que é do coração que sai a maldade quando faço um comentário não muito honesto sobre o outro.
Pense: Jesus também mostrou aqui que ninguém tem a capacidade de fazer mais mal a nós do que nós mesmos.
Quando você entende isso, percebe que as escolhas estão todas diante de você, mas os caminhos que cada um segue levam a estradas retas ou tortuosas e nunca é o outro que as escolhe. Mesmo as pessoas indecisas ou “Maria vai com as outras” escolhem: escolhem ser levadas pelo vento.
Jesus mesmo disse: “o que sai do nosso coração é o que vai tornar o outro impuro ou puro”. Temos de olhar para dentro de nós mesmos para que a mudança possa ocorrer de dentro para fora. Hoje, e todos os dias, vamos escolher muito bem o que sair de nosso coração. (Ver Mt 15, 10-20)

Pe. JUAREZ DE CASTRO