quinta-feira, 14 de novembro de 2024

CELEBRAÇÃO DO DIA DOS POBRES - PROGRAMAÇÃO

       «A oração do pobre eleva-se até Deus» (cf. Sir 21, 5).




O oitavo Dia Mundial dos Pobres será celebrado no domingo, 17 de novembro de 2024. A iniciativa, proposta pela primeira vez em 2017, foi fortemente desejada pelo Papa Francisco para exortar a Igreja a “sair” dos seus muros para se encontrar com a pobreza, nos múltiplos significados em que ela se manifesta no mundo de hoje.

 Este ano, tendo em vista o início do Jubileu Ordinário 2025, o Santo Padre escolheu como lema a passagem do Livro de Ben-Sira: «A oração do pobre eleva-se até Deus» (cf. Sir 21, 5). Esta expressão, que vem do antigo autor sagrado Ben Sira, torna-se imediata e facilmente compreensível. O Papa reitera que os pobres têm um lugar privilegiado no coração de Deus, que está atento e próximo de cada um deles. Deus escuta a oração dos pobres e, perante o sofrimento, fica “impaciente” até lhes fazer justiça. De facto, o livro de Ben-Sira atesta novamente, «o juízo de Deus será em favor dos pobres» (cfr. 21,5).


FESTA DE CRISTO REI - PROGRAMAÇÃO - COMUNIDADE GAMBOA

 






          A data original da festa de Cristo Rei era o último domingo de outubro, ou seja, no domingo que precedia a festa de Todos os Santos, mas, com a nova Reforma de 1969, foi transferida para o último domingo Ano Litúrgico. Desta forma, fica claro que Jesus Cristo, o Rei, é a meta da nossa peregrinação terrena.
          O Papa Pio XI instituiu essa festa para que todas as coisas culminassem na plenitude, simbolizado no que diz o Apocalipse: “Eu sou o Alfa e o Ômega, Principio e Fim de todas as coisas.” (Ap1, 8).

          
LOUVADO SEJA O NOSSO CRISTO REI!