sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

PADRE AMARO DESPEDE-SE DA PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM

 


               

          Na manhã desta sexta-feira (29/12),  os fiéis da Paróquia do Senhor do Bonfim, sentiram-se surpresos, celebraram a última Missa presidida pelo Padre José Amaro, Vigário. A missa aconteceu no tradicional horário, às 7h, na Igreja Catedral. No próximo domingo, provavelmente, estará de partida para uma nova missão na condição de Vigário da Paróquia do São João Batista, em Jaguarari.

          Neste momento, pedimos perdão pelas nossas falhas. Mas, estas, temos certeza que foram superados pelo seu carinho, atenção, dedicação e zelo pelas ovelhas que Deus te confiou e colocou em suas mãos. Oremos a Deus para que sua experiência vivida em nossa Paróquia seja alicerce para esta nova missão a seguida pelo chamado. Jesus te abençoe hoje e sempre.

        Registramos aqui, os nossos  verdadeiros agradecimentos e  tenha  a certeza de que será  sempre lembrado em toda nossa Paróquia  pela grandeza da sua humildade, pelo seu coração, pelos seus gestos e pelos seus ensinamentos.


  O chamado de Deus é para todas as pessoas mas nem todos aceitam (Mateus 22:14). Mas para aqueles que ouvem o chamado e seguem a Jesus, Deus dá uma vida nova.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

PROGRAMAÇÃO DAS EUCARISTIAS DA 4ª SEMANA SEMANA DE DEZEMBRO DE 2023

 


      

         Estamos a celebrar as Oitavas de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Damos graças e louvores ao Senhor, nosso Deus, por estarmos iniciando um novo ano  contemplando este mistério da encarnação que fez da Virgem Maria a Mãe de Deus!

    Para nós católicos, Maria tem um papel fundamental: É chamada de Virgem por dois dos evangelistas - Mateus e Lucas. Acredita-se  que ela tinha cerca de 15 anos quando ficou grávida. E acreditamos, por nossa doutrina,  obra do Espírito Santo.


       Segue a Programação das Eucaristias:


26/12 - TERÇA-FEIRA 

19h. Catedral

27/12 -  QUARTA-FEIRA

19h. Catedral

19h. Equipe Dirigentes do ECC. Centro Catequético.

28/12 -  QUINTA - FEIRA

7h. Catedral

       Confissões

19h. Catedral 

29/12 - SEXTA-FEIRA

7h. Catedral

30/12 -  SÁBADO

7h. Carmelo

19h. Catedral

31/12 - DOMINGO

7h. Catedral

9h. Catedral

19h. Catedral

01/01/2024 - SEGUNDA-FEIRA

Solenidade da Santa Maria Mãe de Deus!

19h. Catedral


Feliz ano novo a todas as nossas lideranças e Comunidades!


                A Luz do Menino Jesus, Príncipe da Paz, nos acompanhe!


                              Pe. Airton Siqueira


segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

EUCARISTIA DO NATAL DO SENHOR!

 



Trecho da homilia de Dom Hernaldo Farias na Celebração Eucarística do Natal do Senhor, dia 24:

            " Ele será chamado Emanoel que significa  "Deus está conosco". Deus fez humano para salvar a humanidade. E este é objetivo maior da encarnação de Deus, ou seja, Deus toca o ser humano através da sua própria humanidade.  E é precisamente na carne humana, ou seja, na história que se dá  a salvação . A salvação não acontece de maneira mágica, de maneira miraculosa.

         A salvação acontece em  nossa história concreta.   Para chegarmos, portanto, à salvação não há outro caminho  se não passamos pela humanidade de Jesus. O menino de Belém é o delicado e o seguro guia no difícil equilíbrio de uma comunhão, de uma integração e de salvação entre matéria e espírito; entre tempo e eternidade; entre homem e Deus. E os dois se confundem a ponto de não podermos tocar num sem tocar no outro. Não podemos tocar na divindade de Jesus sem tocarmos em sua  humanidade."

     Momento em que Dom Hernaldo convida todas as crianças a se aproximarem do Presépio para receberem a benção e aspersão. 


     Na oportunidade, foi apresentado  o comunicado da  Chancelaria da Diocese de Bonfim sinalizando algumas nomeações e transferências no Clero e as atividades a serem desempenhadas pelos seminaristas que iniciarão o período de síntese vocacional em 2024

    A nova missão dos padres e seminaristas foi determinada pelo Bispo Diocesano, após ouvir o conselho presbiteral.






                                                         




domingo, 24 de dezembro de 2023

Mensagem de Natal 2023 de Dom Hernaldo Pinto Farias...É Natal!


        O Natal, dia 25 de dezembro comemora o nascimento de Jesus, a figura mais importante do Cristianismo. Por esse motivo, para os cristãos, trata-se de uma das principais datas comemorativas, ao lado da Páscoa, em que se celebra a ressurreição de Jesus. O dia de Natal é feriado religioso em muitos locais do mundo.

          O Natal nos lembra que a bondade e a compaixão são valores universais. O verdadeiro sentido do Natal é fazer o bem sem esperar nada em troca. Jesus é a razão para a temporada, e seu amor é o maior presente que já recebemos. No Natal, celebramos a promessa de um novo começo e a chance de sermos melhores.







                             FELIZ NATAL!









A Festa do Nosso Senhor do Bonfim se aproxima. Vamos fazer uma  festa bonita!  Adquira sua blusa na Loja Água de Cheiro.







sábado, 16 de dezembro de 2023

3º DOMINGO DO ADVENTO : "DOMINGO GAUDETE"



      O terceiro domingo do Advento é 17 de dezembro de 2023  Chamado “Domingo Gaudete”, que significa alegrar-se, uma vela cor-de-rosa na coroa do Advento representa este domingo. Na missa, verá também padres e diáconos com vestes cor-de-rosa, que nos levam a esperar com alegria o nascimento de Jesus.

        Como fala o Profeta Isaías (Is, 61, 10-11): "10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas jóias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações".  








A camisa da Festa do Padroeiro Senhor do Bonfim já pode ser adquirida com Meire na Loja da Água de Cheiro no calçadão, o valor é de R$ 35,00.





terça-feira, 12 de dezembro de 2023

CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS DA SEGUNDA SEMANA DO MÊS DE DEZEMBRO




 

       Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto estava na colina de Tepeyac, perto da capital. Este índio convertido chamava-se Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002). 
       Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus. 

                                 Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

 12/12 –TERÇA-FEIRA

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

 19h. Catedral.

 13/12 QUARTA-FEIRA

16h. Curandeira. Santa Luzia!

18h. Catedral. Procissão de Santa Luzia para a Olaria

19h. Olaria. Festa de Santa Luzia

19h. Catedral. Transferida para a Capela de Santa Luzia na Olaria

 14/12 - QUINTA-FEIRA

7h. Catedral

Confissões

19h. Catedral

15/12 SEXTA

7h. Catedral

18h. Caatinguinha

 16/12SÁBADO

7h. Carmelo

9h. Batizados

17h. Derba

19h. Catedral

19h. Carrapichel

20h. Casamento

 17/12 - DOMINGO

7h. Catedral

7h. Missão

9h. Catedral

9h. Gamboa

16h. Tijuaçu

19h. Catedral

 

Abençoada semana para todos e todas!

sábado, 2 de dezembro de 2023

ADVENTO: TEMPO DE ESPERA



O Advento é tempo de inversão de perspectivas, no qual nos deixarmos maravilhar pela grandeza da misericórdia de Deus”

..Assim disse Papa Francisco: O Advento é um tempo em que, “preparando o presépio para o Menino Jesus, aprendemos de novo quem é o nosso Senhor; um tempo de sairmos de certos esquemas e preconceitos para com Deus e os irmãos; um tempo em que, em vez de pensarmos em presentes para nós, possamos doar palavras e gestos de consolo aos que estão feridos, como Jesus fez com os cegos, os surdos e os coxos”.


        A palavra “Advento” é de origem latina e significa “chegada”, “aproximação”, “vinda”. No Ano Litúrgico, o Advento é um tempo de preparação para a segunda maior festa cristã: o Natal do Senhor. Este tempo é marcado por uma vivência mais profunda da vida de oração. A leitura orante deste período nos coloca em contato com as profecias de salvação do Antigo Testamento, com a expectativa que os cristãos da Igreja primitiva tinham da Parusia e com os eventos principais que antecederam o nascimento de Jesus.

       A liturgia do tempo do Advento contém uma autêntica espiritualidade litúrgica, centrada na vinda do Senhor e sua espera; a vinda do Senhor na carne e no fim dos tempos, assim como sua constante presença na Igreja que é prefigurada de modo particular em Maria, virgem, mãe da esperança.