quinta-feira, 24 de dezembro de 2020
É NATAL: NASCIMENTO DO MENINO JESUS
Nascimento de Jesus
Jesus Cristo ou Jesus de Nazaré nasceu em Belém cidade da Judeia, provavelmente no ano 6 a.C. A diferença entre o nascimento "real" de Jesus e o “ano zero” do calendário cristão se deve a um erro de datação, quando a Igreja através do monge Dionísio Exíguo, encarregado pelo papa, resolveu reformular o calendário, no século VI.
Filho de José, um carpinteiro, e de Maria, que segundo o dogma cristão, foi concebida pelo Espirito Santo, nasceu no final do reinado de Herodes Antipas, que acabou em 4 a.C. quando Roma dominava a Palestina.
A data do nascimento de Jesus é uma incógnita, 25 de dezembro era a data em que os romanos celebravam sua festa de solstício de inverno, a noite mais longa do ano. Quase todos os povos comemoravam esse acontecimento, desde o início da civilização.
O dia em que Jesus nasceu não consta na Bíblia, foi uma escolha da igreja, VI séculos depois, para coincidir com as festas de fim de ano, a semana entre o Natal e o Ano Novo.
As principais fontes de informação sobre a vida de Jesus são os quatro Evangelhos Canônicos, pertencentes ao Novo Testamento e escritos originalmente em grego, em diferentes épocas, pelos seguidores dos discípulos Mateus, Marcos, João e Lucas.
Segundo o Evangelho de Lucas, Jesus nasceu em Belém porque na época, o imperador Augusto obrigou seus súditos a se registrarem no primeiro censo do império, dessa forma todos deveriam retornar à cidade de origem para se alistar. Como a família de José era de Belém, ele voltou para sua cidade, levando Maria já grávida.
No relato de Mateus, José soube em sonho que Maria daria a luz a um menino concebido pelo Espírito Santo. Quando Jesus nasceu, os reis magos (integrantes de uma casta de sábios da Pérsia) seguiram uma estrela que os conduziu à Belém.
FELIZ NATAL!
terça-feira, 22 de dezembro de 2020
COMUNICADOS DA PARÓQUIA
terça-feira, 15 de dezembro de 2020
sexta-feira, 11 de dezembro de 2020
REFLETINDO O TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO: ESPEREMOS O SENHOR!
Irmãos
e irmãs em Cristo, no terceiro domingo (13/12) do Advento é
chamado “Gaudete”, ou da alegria, devido à primeira palavra do prefácio da Missa: Gaudete, ou seja, alegra-se.
Nesta data são
permitidos paramentos rosas, como sinal de alegria, e a Igreja convida
os fiéis a se alegrar porque o Senhor está perto.
Domingo “Gaudete” e
“Laetare”
Há dois domingos
do ano que se permite usar a cor rosa nos paramentos e estes são o quarto
domingo da Quaresma (Laetare) e o terceiro
domingo do Advento (Gaudete), porque em meio à “espera”, recordar-se que está
próxima a alegria da Páscoa ou do Natal,
respectivamente.
O Evangelho, deste 3º Domingo, apresenta-nos João Baptista, a
"voz" que prepara os homens para acolher Jesus, a "luz" do
mundo. O objetivo de João não é centrar sobre si próprio o foco da atenção
pública; ele está apenas interessado em levar os seus interlocutores a acolher
e a "conhecer" Jesus, "aquele" que o Pai enviou com uma
proposta de vida definitiva e de liberdade plena para os homens.
EVANGELHO (Jo 1,6-8.19-28) (Terceiro domingo do advento)
¨Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” - conforme disse o profeta Isaías. Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando”.
.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor