sábado, 28 de fevereiro de 2015

LITURGIA DIA 01 de MARÇO de 2015 - TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR



II SEMANA DA QUARESMA
(Roxo, Creio, Prefácio Próprio – II Semana do Saltério)

Antífona de entrada:

Meu coração disse: Senhor, buscarei a vossa face. É vossa face, Senhor, que eu procuro, não desvieis de mim o vosso rosto! (Sl 26,8s)
 
Oração do dia
 

Ó Deus, que nos mandastes ouvir o vosso Filho amado, alimentai nosso espírito com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
 
Leitura (Gênesis 22,1-2.9-13.15-18)

Leitura do livro do Gênesis. 22 1 Depois disso, Deus provou Abraão, e disse-lhe: “Abraão!” “Eis-me aqui”, respondeu ele. 2 Deus disse: “Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te indicar.” 9 Quando chegaram ao lugar indicado por Deus, Abraão edificou um altar; colocou nele a lenha, e amarrou Isaac, seu filho, e o pôs sobre o altar em cima da lenha. 10 Depois, estendendo a mão, tomou a faca para imolar o seu filho. 11 O anjo do Senhor, porém, gritou-lhe do céu: “Abraão! Abraão!” “Eis-me aqui!” 12 “Não estendas a tua mão contra o menino, e não lhe faças nada. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, teu filho único.” 13 Abraão, levantando os olhos, viu atrás dele um cordeiro preso pelos chifres entre os espinhos; e, tomando-o, ofereceu-o em holocausto em lugar de seu filho. 15 Pela segunda vez chamou o anjo do Senhor a Abraão, do céu, 16 e disse-lhe: “Juro por mim mesmo, diz o Senhor: pois que fizeste isto, e não me recusaste teu filho, teu filho único, eu te abençoarei. 17 Multiplicarei a tua posteridade como as estrelas do céu, e como a areia na praia do mar. Ela possuirá a porta dos teus inimigos, 18 e todas as nações da terra desejarão ser benditas como ela, porque obedeceste à minha voz.”
Palavra do Senhor.

 

Salmo responsorial 115/116B
 

Andarei na presença de Deus,
junto a ele na terra dos vivos.


Guardarei a minha fé, mesmo dizendo:
“É demais o sofrimento em minha vida!”
É sentida por demais pelo Senhor
a morte de seus santos, seus amigos.


Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,
vosso servo que nasceu de vossa serva;
mas me quebrastes os grilhões da escravidão!
Por isso oferto um sacrifício de louvor,
invocando o nome santo do Senhor.


Vou cumprir minhas promessas ao Senhor
na presença de seu povo reunido;
nos átrios da casa do Senhor,
em teu meio, ó cidade de Sião!
 
Leitura (Romanos 8,31-34)
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos. 8 31 Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como não nos dará também com ele todas as coisas? 33 Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está à mão direita de Deus, é quem intercede por nós!
Palavra do Senhor.
Evangelho (Marcos 9,2-10)

Louvor a vós, ó Cristo, rei da eterna glória! Numa nuvem resplendente fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós (Lc 9,35).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. 9 2 Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E 3 transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as pode fazer assim tão brancas. 4 Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus. 5 Pedro tomou a palavra: “Mestre, é bom para nós estarmos aqui; faremos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6 Com efeito, não sabia o que falava, porque estavam sobremaneira atemorizados. 7 Formou-se então uma nuvem que os encobriu com a sua sombra; e da nuvem veio uma voz: “Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o”. 8 E olhando eles logo em derredor, já não viram ninguém, senão só a Jesus com eles. 9 Ao descerem do monte, proibiu-lhes Jesus que contassem a quem quer que fosse o que tinham visto, até que o Filho do homem houvesse ressurgido dos mortos. 10 E guardaram esta recomendação consigo, perguntando entre si o que significaria: “Ser ressuscitado dentre os mortos”.

Palavra da Salvação.  

INFORMATIVO DA PASCOM



MISSA DOMINICAL

Às 7 - Missa na Catedral Diocesana
Às 7h30 - Missa na Comunidade Carrapichel
Às 9h - Missa na Catedral Diocesana
Às 10h - Missa na Comunidade Brisas do Monte
Ás 11h - Missa no Carmelo
Às 17h - Missa na Comunidade de Passagem Velha
Às 19h30 - Missa na Catedral Diocesana


MISSAS DA SEMANA

Dia 3/3 -  Terça-feira ......................................Às 16h - Missa na Comunidade de Mamão
                                                                          Às 17h - Missa na Comunidade de Caatinguinha

Dia 4/3 - Quarta-feira ......................................Às 16h - Missa na Comunidade de Conceição
                                                                          Às 17h - Missa na Comunidade de Alto Bonito
                                                                          Às 19h- Missa na Comunidade de Limões

Dia 6/3 - Sexta-feira ........................................Às 17h - Missa na Comunidade de Lagoa do Barro

Dia 7/3 - Sábado ..............................................Às 16h - Missa na Comunidade do Bonfim III
                                                                          Às 17h - Missa na Comunidade de Buriá
                                                                          Às 19h30 - Missa na Comunidade da Pêra


- Continua a Campanha Amigos da Catedral - Adquira seu carnê de contribuição na Secretaria da Catedral ou no Plantão do Dízimo;
 
- Na próxima sexta-feira (6/3), na Catedral Diocesana, Às 18h30min, acontecerá a 3a. Noite da Via-sacra sob coordenação da Pastoral Familiar.
 
- Encontram-se abertas as inscrições para o Sacramento do Crisma. Os interessados deverão procurar suas comunidades ou a Secretaria da Catedral. 

sábado, 21 de fevereiro de 2015

LITURGIA DO DIA 22 DE FEVEREIRO DE 2015


Temptation - mundo

Primeira Leitura (Gn 9,8-15)
 
Leitura do Livro do Gênesis:
8Disse Deus a Noé e a seus filhos: 9“Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, 10com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca. 11Estabeleço convosco a minha aliança: nunca mais nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra”.
12E Deus disse: “Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras: 13ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra. 14Quando eu reunir as nuvens sobre a terra, aparecerá meu arco nas nuvens. 15Então eu me lembrarei de minha aliança convosco e com todas as espécies de seres vivos. E não tornará mais a haver dilúvio que faça perecer nas suas águas toda criatura”.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 
 
Responsório (Sl 24)
 
 
— Verdade e amor, são os caminhos do Senhor.
— Verdade e amor, são os caminhos do Senhor.
 
— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,/ e fazei-me conhecer a vossa estrada!/ Vossa verdade me oriente e me conduza,/ porque sois o Deus da minha salvação.
— Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura/ e a vossa compaixão que são eternas!/ De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia,/ e sois bondade sem limites, ó Senhor!
— O Senhor é piedade e retidão,/ e reconduz ao bom caminho os pecadores./ Ele dirige os humildes na justiça,/ e aos pobres ele ensina o seu caminho.
 
 
Segunda Leitura (1Pd 3,18-22)
 
Leitura da Primeira Carta de São Pedro:
Caríssimos: 18Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito.
19No Espírito, ele foi também pregar aos espíritos na prisão, 20a saber, aos que foram desobedientes antigamente, quando Deus usava de longanimidade, nos dias em que Noé construía a arca. Nesta arca, umas poucas pessoas oito foram salvas por meio da água.
21À arca corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação. Pois o batismo não serve para limpar o corpo da imundície, mas é um pedido a Deus para obter uma boa consciência, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo.
22Ele subiu ao céu e está à direita de Deus, submetendo-se a ele anjos, dominações e potestades.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 
 
Anúncio do Evangelho (Mc 1,12-15)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 12o Espírito levou Jesus para o deserto. 13E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre animais selvagens, e os anjos o serviam.
14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”

 
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 

INFORMATIVO DA PASCOM






MISSAS DOMINICAL:


Às 7h - Missa na Catedral Diocesana
Às 9h - Missa na Catedral Diocesana
Às 10h - Celebração da Palavra na Comunidade Brisas do Monte
Às 11h - Missa no Carmelo
Às 16h - Missa na Comunidade Kolping
Às 16h - Missa na Comunidade de Tijuaçu
Às 17h30 - Missa na Comunidade de Olaria
Às 17h30 - Missa na Comunidade de Estiva
Às 19h30 - Missa na Comunidade da Gamboa
Às 19h30 - Missa na Catedral Diocesana


MISSAS DA SEMANA:


Dia 24/2 - Terça-feira .........................  Às 15h -Missa na Comunidade de Butiquinho

Dia 25/2 - Quarta-feira..........................Às 16h - Missa na Comunidade Barroca do Faleiro
                                                              
Dia 27/2 - Sexta-feira ..........................Às 16h - Missa na Comunidade de Várzea do Mulato
                                                              

Dia 28/2 - Sábado...............................Às 17h - Missa na Comunidade do Pernambuquinho
                                                            Às 19h - Missa na Comunidade de Santos do Dumont


 
- Continua a Campanha Amigos da Catedral - Adquira seu carnê de contribuição na Secretaria da Catedral ou no Plantão do Dízimo;
 
- Na próxima sexta-feira (27/2), na Catedral Diocesana, Às 18h30min, acontecerá a 2a. Noite da Via-sacra sob coordenação da Fraternidade Eucarística Pe. Pierre Vigne.
 
- Encontram-se abertas as inscrições para o Sacramento do Crisma. Os interessados deverão procurar suas comunidades ou a Secretaria da Catedral.  

-






sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

PARÓQUIA INICIA CICLO DA VIA-SACRA


         Via-crúcis (do latim Via Crucis, "caminho da cruz") é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da via-sacra , como também é chamada, consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da quaresma , teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI . O papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da via-sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos  Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.
Esta reflexão é baseada em quatorze estações ou etapas, em que cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:
  1. Estação: Jesus é condenado à morte
  2. Estação: Jesus carrega a cruz às costas
  3. Estação: Jesus cai pela primeira vez
  4. Estação: Jesus encontra a sua Mãe
  5. Estação: Simão  Cirineu ajuda a Jesus
  6. Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus
  7. Estação: Jesus cai pela segunda vez
  8. Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
  9. Estação: Jesus cai pela terceira vez
  10. Estação: Jesus é despojado de suas vestes
  11. Estação: Jesus é pregado na cruz
  12. Estação: Jesus morre na cruz
  13. Estação: Jesus é descido da cruz
  14. Estação: Jesus é Sepultado
 
 





      Nesta sexta-feira, dia 20/2, na Catedral Diocesana, tivemos início da primeira noite da via-sacra tendo como organizadores os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.
 
 
ESCALA PARA VIA-SÁCRA
 
"Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho"(Mc1,15)
 
I SEXTA-FEIRA (20/2) - Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão
II SEXTA-FEIRA (27/2) - Fraternidade Eucarística Pe. Pierre Vigne
III SEXTA-FEIRA (6/3) - Pastoral Familiar
IV SEXTA-FEIRA (13/2) - Grupo Mãe Rainha
V SEXTA-FEIRA (20/3) - Homens do Terço
VI SEXTA-FEIRA (27/3) - Apostolado da Oração
 
 
 
 

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

QUARTA-FEIRA DE CINZAS: DOM FRANCISCO CANINDÉ LANÇA CF 2015 NA DIOCESE DE BONFIM




               É hora de começar a repensar na vida, nas ações na sociedade e vida de igreja. É tempo de conversão. A Quarta-feira de Cinzas é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.
              Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.


  ORAÇÃO


PENITÊNCIA
 
 ESMOLA

CONVERSÃO 

 FRATERNIDADE
 
 

SOLIDARIEDADE

            
 
 
 
           

          JEJUM

        Na Catedral da Diocese de Bonfim, às 7:00 horas, Dom Francisco Canindé Palhano iniciou a Celebração Eucarística das Cinzas oportunidade em que realizou, durante sua homilia, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2015 com o Tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade e Lema: Eu vim para Servir. Desejamos a todos uma abençoada quaresma!

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015



       Ó Pai, Alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história.         A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua palavra que chama à conversão, seja vossa igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz.        Enviai o vosso Espírito da verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do Reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém!

 

domingo, 15 de fevereiro de 2015

COMUNIDADE SHALOM INICIA O RENASCER 2015








 
        Iniciou neste domingo, às 8 horas, no Centro Pastoral Diocesano, o Renascer 2015. A abertura da programação contou com  o louvor da manhã e, logo após, tivemos a Adoração ao Santíssimo Sacramento com a participação do Frei Francisco. 
 



 
 







 
        O ciclo de pregação começou com o Tema: "Consolai, Consolai meu povo, diz o vosso Deus".(Isaías 40) e contou com a participação do pregador Vitor Jones, Consagrado da Comunidade de Aliança - Missão de Patos - Paraíba. 
 
 
        No  período da tarde será dado continuidade ao tema central / Seminário de Vida. Teremos, ainda cursos e o momento dedicado aos jovens onde será abordado o Tema: Sacramentos da igreja. A pregação ficará sob responsabilidade de Evilásio - Consagrado pela Comunidade Aliança / Fortaleza.
        O Renascer 2015 acontece até o próximo dia 17. Vale conferir o andamento do processo do evento nos demais dias. Vá e participe deste enriquecimento de fé e devoção ao nosso Senhor Jesus Cristo.
 
 

Liturgia do 6º Domingo do Tempo Comum - Domingo


Resultado de imagem para foto da bíblia sagrada


Primeira Leitura (Lv 13,1-2.44-46)
 
Leitura do Livro do Levítico:
1O Senhor falou a Moisés e Aarão, dizendo: 2“Quando alguém tiver na pele do seu corpo alguma inflamação, erupção ou mancha branca, com aparência do mal da lepra, será levado ao sacerdote Aarão ou a um dos seus filhos sacerdotes.
44Se o homem estiver leproso é impuro, e como tal o sacerdote o deve declarar. 45O homem atingido por este mal andará com as vestes rasgadas, os cabelos em desordem e a barba coberta, gritando: ‘Impuro! Impuro!’
46Durante todo o tempo em que estiver leproso será impuro; e, sendo impuro, deve ficar isolado e morar fora do acampamento”.
 
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus
 

Responsório (Sl 31)
 
— Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.
— Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.
 
— Feliz o homem que foi perdoado/ e cuja falta já foi encoberta!/ Feliz o homem a quem o Senhor/ não olha mais como sendo culpado,/ e em cuja alma não há falsidade!
— Eu confessei, afinal, meu pecado,/ e minha falta vos fiz conhecer./ Disse: “Eu irei confessar meu pecado!”/ E perdoastes, Senhor, minha falta.
— Regozijai-vos, ó justos, em Deus,/ e no Senhor exultai de alegria!/ Corações retos, cantai jubilosos!
 

Segunda Leitura (1Cor 10,31-11,1)
 
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 10,31Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.
32Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a Igreja de Deus.
33Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos.
11,1Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.
 
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 
Anúncio do Evangelho (Mc 1,40-45)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”.
41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”.
42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado.
43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015


 
Igreja e Sociedade - CF 2015
Objetivos desta Campanha da Fraternidade: - Objetivo geral da CF - 2015 CNBB

01 - Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.
- Objetivos específicos da CF - 2015 CNBB

01 - Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual.

02 - Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizastes.

03 - Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral.

04 - Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas.

05 - Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade.

06 - Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária.
Fonte: www.portalkairos.net

Fonte: http://www.portalkairos.




domingo, 8 de fevereiro de 2015

COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM REALIZA RENASCER 2015


Noticia
 
 
          A COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM DE SENHOR DO BONFIM PROMOVERÁ NO CENTRO DIOCESANO DE PASTORAL,  NO PERÍODO DE 15 A 17/2/2015, A PARTIR DAS 8H, O RENASCER 2015.
           A ENTRADA É GRATUITA E VOCÊ PODERÁ OBTER CONTATO PARA MAIORES INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO TEL (74) 3541-6236.

 
 

sábado, 7 de fevereiro de 2015

INFORMATIVO DA PASCOM



Resultado de imagem para simbolo da pascom
MISSAS DOMINICAL

As 7h – Missa na Catedral Diocesana

As 7h30 – Missa na Comunidade de Missão do Sahy

As 9h -Missa na Catedral Diocesana

As 11h – Missa no Carmelo

As 16h – Missa na Comunidade do Alto do Cigano

As 19h30 – Missa na Comunidade do Alto da Maravilha

As 19h30 – Missa na Catedral Diocesana

 

MISSAS DA SEMANA

 
Dia 11/02 – Quarta-feira ................... As 16h – Missa nas Comunidades de Mulungu e Curandeira

Dia 13/02 – Sexta-feira ...................... As 16h – Missa na Comunidade de Salinas

                                                             As 17h – Missa na Comunidade de Coité


Dia 14/02 – Sábado .......................... As 17h – Missa na Comunidade do DERBA

                                                                    
                                                                                                                                        
·         Continua a campanha Amigos da Catedral – Procure o carnê na secretaria da Paróquia e no Plantão das Missas.

·         Acontecerá no próximo dia 13/2 a Recitação do Terço de Maria, às 12h, na Catedral Diocesana, sob responsabilidade dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.

CONTINUA A CAMPANHA PELA REFORMA DA CATEDRAL



"SEJA UM AMIGO DA CATEDRAL! FAÇA SUA ADESÃO À CAMPANHA DA REFORMA PEGANDO SEU CARNÊ DE CONTRIBUIÇÃO NA SECRETARIA DA CATEDRAL OU NO PLANTÃO DO DÍZIMO DURANTE A REALIZAÇÃO DA SANTA MISSA, OU AINDA, ENTRE EM CONTATO COM SECRETARTIA DA CATEDRAL PELO TELEFONE (74) 3541-4094."


                                    VAMOS ZELAR PELA CASA DO PAI!

                                            QUE O SENHOR DO BONFIM NOS ABENÇÕE!

                                                               QUE ASSIM SEJA! AMÉM!

LITURGIA DO 5o. DOMINGO DO TEMPO COMUM

"O ministério de Jesus é a resposta fiel e confortadora de Deus à dimensão mais sofrida da existência humana, com uma forte ação missionária no meio do povo de Deus."


Primeira Leitura (Jó 7,1-4.6-7)
 
Leitura do Livro de Jó:
 
Jó disse: 1“Não é acaso uma luta a vida do homem sobre a terra? Seus dias não são como dias de um mercenário?
2Como um escravo suspira pela sombra, como um assalariado aguarda sua paga, 3assim tive por ganho meses de decepção, e couberam-me noites de sofrimento. 4Se me deito, penso: Quando poderei levantar-me? E, ao amanhecer, espero novamente a tarde e me encho de sofrimentos até ao anoitecer.
6Meus dias correm mais rápido do que a lançadeira do tear e se consomem sem esperança.
7Lembra-te de que minha vida é apenas um sopro e meus olhos não voltarão a ver a felicidade!


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 

 
Responsório (Sl 146)
 
Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações.
Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações.
 
Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom,/ cantai ao nosso Deus, porque é suave:/ ele é digno de louvor, ele o merece!/ O Senhor reconstruiu Jerusalém,/ e os dispersos de Israel juntou de novo.
Ele conforta os corações despedaçados,/ ele enfaixa suas feridas e as cura;/ fixa o número de todas as estrelas/ e chama a cada uma por seu nome.
— É grande e onipotente o nosso Deus,/ seu saber não tem medida nem limites./ O Senhor Deus é o amparo dos humildes,/ mas dobra até o chão os que são ímpios.
 
 
Segunda Leitura (1Cor 9,16-19.22-23)
 
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
 
Irmãos: 16Pregar o evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o evangelho!
17Se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. Mas, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado. 18Em que consiste então o meu salário? Em pregar o evangelho, oferecendo-o de graça, sem usar os direitos que o evangelho me dá. 19Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível.
22Com os fracos, eu me fiz fraco, para ganhar os fracos. Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. 23Por causa do evangelho eu faço tudo, para ter parte nele.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 

Anúncio do Evangelho (Mc 1,29-39)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
 
Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André.
30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus.
31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.
32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa.
34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto.
36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”.
38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”.
39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.