quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM REALIZA RECITAÇÃO DO TE DEUM


 






 

"A vós, ó Deus": o significado do Te Deum
 


TE DEUM É um hino que se reza com frequência no ofício de Leitura da Liturgia das Horas. Também se entoa como grande hino de acção de graças, em ocasiões solenes da Igreja ou, inclusive, dos países cristãos, com a sua melodia gregoriana ou alguma das suas muitas partituras polifónicas, algumas muito famosas, como as de Mozart, Haendel, Bruckner ou Charpentier.
Não se sabe com segurança a sua origem: atribui-se a vários autores, como Ambrósio, Agostinho, Nicetas… Provavelmente, é do século V. O que se sabe é que no século VI já tinha entrado na oração monástica e já se considerava um hino tradicional da Igreja.
É como uma doxologia prolongada ou como um Prefácio desenvolvido (inclui também o «Santo, Santo, Santo»). A sua estrutura é trinitária: um bloco dedicado ao louvor do Pai («Nós vos louvamos, ó Deus» «Te Deum laudamus»), citando os anjos, todo o cosmo, os apóstolos, profetas, mártires e toda a Igreja como partícipes neste louvor. Segue o louvor ao Filho e ao Espírito. Mas espraia-se mais em Cristo, nascido da Virgem Maria, morto e ressuscitado, triunfante à direita do Pai, e juiz que virá no final dos tempos. Termina, propriamente, pedindo a Cristo que ajude os que salvou e os leve à glória com Ele («æterna fac cum sanctis tuis in gloria numerari»).
Os versículos que se seguem («salvum fac populum tuum, Domine», «salvai o vosso povo, Senhor»…) são um aglomerado de citações sálmicas, que originariamente não pertenciam ao Te Deum e que se entendem melhor como ladainha de petições para a oração da manhã.

Atualmente, diz-se o Te Deum «nos domingos fora da Quaresma, nos dias das oitavas da Páscoa e do Natal, nas solenidades e festas, após a segunda leitura (do Ofício de Leitura) […]. Querendo, pode-se omitir a última parte deste hino, desde o verso “Salvai, Senhor, o vosso povo” até ao fim» (IGLH 68). Portanto, nas memórias e nas férias não se diz. Também se canta nas vigílias prolongadas, que são um Ofício de Leitura mais desenvolvido (cf. IGLH 73).
Cântico de arrebatadora beleza, tanto pela admirável evocação da Igreja triunfante e militante, como pela efusiva proclamação dos atributos e benefícios divinos, possui o Te Deum três partes bem características.

Na primeira, ressalta-se a glorificação da Santíssima Trindade por todos os seres racionais: os Anjos e os Santos prosternam-se em adoração diante desse augusto Mistério. A segunda é uma exaltação de Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, o Redentor, que voltará no fim dos tempos como Supremo Juiz para julgar os vivos e os mortos. Por fim, a terceira contém uma veemente súplica: "Fazei-nos ser contados, Senhor Vos suplicamos, em meio a Vossos santos na Vossa eterna glória".
Na Paróquia do Senhor do Bonfim, neste dia 30/12/2014, na Capela do Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, com a participação do Pe. Darlan, Pe. Robson e Seminarista Eduardo, foi realizada a Recitação do Te Deum.
 
 
                                                            
                                
                                                              
 
                                                

                                        

  
                                          

                                                     
                                            








terça-feira, 30 de dezembro de 2014

CONTINUA CAMPANHA DA REFORMA DA CATEDRAL







                          



                             





                          

                                   






Projeto REFORMA DA CATEDRAL
Sou + Catedral
Finalidade Geral
·        Conquistar colaboradores para a reforma da Catedral

Finalidades específicas:
·        Trazer a comunidade para a Igreja Catedral, Templo de oração;
·        Tornar cada cristão co-responsável com o trabalho efetivo;
·        Independente do valor da sua colaboração, sentir-se alegre no ato de colaborar;
·        Unir esforços com o propósito de saciar nosso desejo de conclusão da Obra;
·        Ter consciência que a Catedral é patrimônio histórico da Cidade;

Meios para a realização:
·        Uma CORRENTE DE AMIGOS onde cada pessoa através do seu ATO CONCRETO de colaboração, traga recursos mensais para que cheguemos à conclusão da reforma.
·        Partilhar o seu Ato de generosidade com outras pessoas, conquistando-as a dar continuidade com a corrente de amigos.
·        Amigos cadastradores para que não haja ruptura da corrente
Como se tornar um colaborador?
·        Através de carnês; (Secretaria da Paróquia)
·        Débito em conta;
·        Cartão de crédito.






domingo, 28 de dezembro de 2014

PASCOM INFORMA


28 DE DEZEMBRO DE 2014


 
MISSAS DOMINICAIS

 

As 7h – Missa no Colégio das Irmãs Sacramentinas

As 7h30 – Missa na Comunidade de Missão do Sahy

As 9h -Missa no Colégio das Irmãs Sacramentinas

As 9h – Missa no Bairro Brisas do Monte

As 11h – Missa no Carmelo

As 16h – Missa na Comunidade Kolping

As 17h30 – Missa na Comunidade da Olaria

Às 19h30min – Missa na Comunidade da Gamboa

Às 19h30min – Missa no Colégio das Irmãs Sacramentinas


MISSAS DA SEMANA

 

Dia 02/01 – Sexta-feira...................  As 17h – Missa na Comunidade de lagoa do Barro

Dia 03/01 – Sábado ......................... As 16h – Missa na Comunidade do Bonfim III

                                                           As 17h – Missa na Comunidade do Buriá

                                                           As 19h30 – Missa na Comunidade da Pêra

                                                                                                         

·         Campanha: Amigos da Catedral – Procure o carnê na secretaria da Paróquia e no Plantão das Missas.

 

PROCLAMAS

 

QUEREM CASAR –SE COM AS GRAÇAS DE DEUS NESTA IGREJA DO SENHOR DO BONFIM

 

1.      Alex Sandro Sampaio Maia                      e  Sarah Ferreira da Silva       

2.      Cristiano Pessati de Matos                        e Emanuella Matos da Silva    

3.      Gerson Ferreira Fernandes                       e Deise Tainá Simoes Rodrigues

4.      Thiago de Argolo Motinho                       e Cora Gomes Mendes

 

Se alguém souber de algum motivo pelo qual estes casamentos não devam realizar-se, deve em consciência, avisar ao Revmo.  Pároco desta Paróquia.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

















 

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DO NASCIMENTO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO





                 Neste dia 24/12, ao tocar dos sinos nas capelas anunciando no nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo nas capelas das comunidades, a comentarista no cenário da grande festa cristã, localizado na Praça Juracy, em frente a Prefeitura Municipal, anunciava a centenas de pessoas dizendo: "Caríssimos, a liturgia desta noite fala-nos de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas envia “um menino” para lhes apresentar uma proposta de vida e de liberdade. Esse menino será “a luz” para o povo que andava nas trevas.
Celebramos hoje a alegria do nascimento do Salvador Jesus Cristo. Nesta noite, renovam-se os desejos para que o mundo seja melhor, a paz venha sobre a terra, os corações reaprendam a amar e o sofrimento não encontre mais morada sobre a terra. Tudo isto nos chega por meio daquele pequeno Menino nascido na gruta de Belém. Feliz e Santo Natal a nós, que participamos desta Eucaristia, e a todas as criaturas. E, em seguida ao som da entonação de vozes brilhantes de nossas crianças e participantes da Fraternidade Pierre Vigne foi acolhida a procissão processional com a participação de Dom Francisco Canindé Palhano, Pastor Diocesano, Pe. Robson, Seminaristas,  equipe de leitores constituída por uma família, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e Acólitos.




                                               

                                              






 
 

A Liturgia da noite desenhava: "Frágil, deitado numa manjedoura, Jesus Cristo é a Luz do Mundo que brilha para toda a humanidade. Por Ele, somos chamados a viver no mesmo amor e na mesma paz. Por isso, hoje não é tempo de temer. Hoje é tempo de unir os corações e infinitamente".












 















                                             

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
           A emoção e alegria tomou conta dos fiéis. Uma grande festa digna de comemoração de aniversário: apresentação de cânticos infantis, resultado do 4o. Concurso de Presépio. Parabéns para  o menino Jesus que a cada ano renasce em nosso seio familiar cristão.  
             O resultado do Concurso ficou constituído da seguinte Forma: 1o. Lugar: CARMOSINA ZEFERINO DE SOUZA; 2o. Lugar: EDUARDO MICHEL DA SILVA; 3o. Lugar: DAMARADES ALMEIDA FREITAS; 4o. Lugar: MARIA CELESTE DE SOUZA e 5o. Lugar: MARIA CRISTINA DA SILVA.
 
 


 


 
 
 
 
 





          A Pastoral de Comunicação lembra que a premiação é um fato simbólico. O objetivo é resgatar a valorização do Natal em família. A premiação maior é dado por Nosso Senhor jesus Cristo. Na oportunidade agradece a todos que colaboraram de forma direta ou indireta neste grande processo de evangelização.





  Após a benção final Dom Francisco Canindé aspergiu água benta sobre as crianças abençoando-as.